Professora: Nilva Magaroti
Escola: Dr. Francisco Monlevade/Arte
Avaliação elaborada através do Volume 4/2º Ano Pagina 4
Saresp: G1, G2, G3
Texto: Muito, muito tempo atrás
Um certo dia, pouco tempo atrás, quando seu avô e sua avó eram crianças, alguns meninos e um cachorrinho estavam passeando em uma mata. Em um certo momento, o cachorrinho começou a latir e se enfiou entre algumas pedras, desaparecendo. Os meninos, curiosos e preocupados, foram ao seu encalço. Perceberam que havia uma passagem, escura e estreita. Como tinham levado consigo um lampião de querosene, resolveram seguir o cão. Antes de entrar, perceberam que o buraco havia aparecido porque um pinheiro muito grande havia caído naquele local, abrindo uma fenda. À medida que iam entrando buraco abaixo, as paredes iam se alargando, formando uma grande sala: era uma caverna. Como a luz era fraca, pouco se podia ver; no entanto, perceberam que as paredes estavam cobertas de desenhos e pinturas. Ficaram impressionados com a grandeza e a beleza das imagens. Dias depois, com a notícia espalhada, apareceram visitantes de todos os lugares. Entre eles, arqueólogos, antropólogos, etc. aqueles objetos, restos de comidas, imagens, esculturas e ate a cinza das fogueiras foram pesquisados e estudados. Chegou-se à conclusão de que, naquela caverna, haviam vivido homens de Cro-Magnon, do Paleolítico Superior. O nome desta caverna é Lascaux, e ela fica no sul da França, na região de Dordogne. Os meninos que a encontraram chamavam-se Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Siimon Coencas. Esse fato aconteceu no dia 12 de setembro de 1942. Agora que você esta por dentro da historia, que tal começar a trabalhar?.
(Paulo Bello)
Escola: Dr. Francisco Monlevade/Arte
Avaliação elaborada através do Volume 4/2º Ano Pagina 4
Saresp: G1, G2, G3
Texto: Muito, muito tempo atrás
Um certo dia, pouco tempo atrás, quando seu avô e sua avó eram crianças, alguns meninos e um cachorrinho estavam passeando em uma mata. Em um certo momento, o cachorrinho começou a latir e se enfiou entre algumas pedras, desaparecendo. Os meninos, curiosos e preocupados, foram ao seu encalço. Perceberam que havia uma passagem, escura e estreita. Como tinham levado consigo um lampião de querosene, resolveram seguir o cão. Antes de entrar, perceberam que o buraco havia aparecido porque um pinheiro muito grande havia caído naquele local, abrindo uma fenda. À medida que iam entrando buraco abaixo, as paredes iam se alargando, formando uma grande sala: era uma caverna. Como a luz era fraca, pouco se podia ver; no entanto, perceberam que as paredes estavam cobertas de desenhos e pinturas. Ficaram impressionados com a grandeza e a beleza das imagens. Dias depois, com a notícia espalhada, apareceram visitantes de todos os lugares. Entre eles, arqueólogos, antropólogos, etc. aqueles objetos, restos de comidas, imagens, esculturas e ate a cinza das fogueiras foram pesquisados e estudados. Chegou-se à conclusão de que, naquela caverna, haviam vivido homens de Cro-Magnon, do Paleolítico Superior. O nome desta caverna é Lascaux, e ela fica no sul da França, na região de Dordogne. Os meninos que a encontraram chamavam-se Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Siimon Coencas. Esse fato aconteceu no dia 12 de setembro de 1942. Agora que você esta por dentro da historia, que tal começar a trabalhar?.
(Paulo Bello)
Questões
1-De acordo com o texto de Paulo Bello identifique através da leitura em que época histórica esta relatando à narrativa.
a) Cubismo.
b) Barroco.
c) Pré-História.
d) Renascimento.
2 - Ordene as frases e assinale a alternativa correta.
a) Esta caverna fica no sul da França e na região de Dorgone.
b) Os objetos, restos de comidas, imagens, fogueiras daquele lugar foram analisados por alguns estudiosos.
c) Arte feita em cavernas pelos homens pré-históricos.
d) Esta caverna foi encontrada por alguns meninos no dia 12 de setembro de 1942. Esses garotos ficaram surpresos e impressionados com a grandeza e beleza das imagens.
I. ( ) Arte Rupestre.
II. ( ) Lascaux
III. ( ) Arqueólogos, antropólogos.
IV. ( ) Marcel Ravidat, Jacquer Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas.
1)I(A),II(B),III(C),IV(D)
2)I(B),II(C),III(A),IV(D)
3)I(C),II(A),III(B),IV(D)
4)I(D),II(A),III(B),IV(C)
3 - Com base na compreensão do texto analise e avalie qual dessas alternativas estão relacionadas com a Pré-História.
a) Foi uma referência muito importante para os modos e modas de muitas culturas e influenciou o teatro e a musica.
b) As pirâmides sensacionais e desenhos misturam gente com animais. Uma cultura rica e tem desertos, múmias e faraós.
c) Durou um tempo gigante. Castelos e choupanas, guerreiros com armadilhas, roupas simples e elegantes.
d) Para pintar, usavam as mãos ou chumaços de pelos de animais, como se fossem pinceis, chegou-se a conclusão de que nas cavernas haviam vivido o homem de cro-mognon, do Paleolítico superior.
Descritores
Questão 1= Descritor: Identificar.
Questão 2= Descritor: Ordenar.
Questão 3= Descritor: Compreender/Analisar/Avaliar.
Parabéns pela atividade. Gostei muito.
ResponderExcluirMaddô