quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Módulo III- Saresp: grupo I


EMEF “Ver. Joaquim Viscaíno Filho”
Camila de S. Spinucci
Coordenadora pedagógica.
Mod III, Saresp: grupo I

LEIA A TIRINHA SILENCIOSAMENTE:


AGORA RESPONDA:

NO QUE MAGALI QUERIA QUE O SAPO SE TRANSFORMASSE?

A) NUM PRÍNCIPE
B) NUM PIPOQUEIRO OU PADEIRO
C) NO CEBOLINHA
D) NUMA MELANCIA

Descritor: Ler e Interpretar

Relato da atividade

A atividade foi aplicada em um 2ºano do Ensino Fundamental. Foi proposto aos alunos que lessem a tirinha silenciosamente e respondessem a questão. Apenas circulei pela classe e observei, não fiz nenhum tipo de intervenção. Ao corrigir as atividades, percebi que muitos alunos escolheram a alternativa “A”. Analisando essa resposta podemos perceber que as crianças apenas observaram as figuras e não realizaram leitura nem de imagem e nem de texto. Se tivessem realizado leitura de imagem, iriam perceber que pelo semblante da personagem ela não gostou que o sapo se transformou em príncipe, e setivessem lido iriam saber da resposta correta.
Para que os alunos possam contemplar essa habilidade: ler e interpretar, torna-se necessário que a professora da sala trabalhe mais vezes com leitura de texto e imagens assim como interpretação oral, instigando os alunos com perguntas para que estes prestem mais atenção ao ler tanto textos como imagens. Para que as crianças incorporem algumas estratégias é necessário que a professora ensine à elas os procedimentos necessários, não só cobrar que façam sozinhos e depois corrigir no caderno, é necessário a correção coletiva (socialização).

Um comentário:

  1. Ótima reflexão. Nesse caso, se faz necessário que a professora leia com os alunos até que eles adquiram essa habilidade.
    Lido e comentado por: Letícia e JC

    ResponderExcluir