EMEF Vila Thomazina
Professoras: Marlei de Fátima Pedro / Ana Lucia de Assis
Disciplina: Matemática
Gênero: Gráficos
As questões foram elaboradas a partir da página 33 – do livro didático integrado da 6ª série (7º ano) – 4º volume.
Descritor: Ler informações e dados apresentados em gráficos ( particularmente em gráficos de colunas).
Habilidade Avaliada: Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em ler, analisar e interpretar informações e dados apresentados em gráficos. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizada, em que é requerido do aluno que ele identifique características e informações indicadas nesses gráficos.
Questão 1 – Grupo 1
Qual a produção interna (em %) em 2002?
Resposta: 80 %
Questão 2 – Grupo 2
Qual a redução do consumo ( milhares de barris) de petróleo vindo da Arábia Saudita?
Resposta: 158 – 60 = 98
Questão 3 – Grupo 3
Analisando os dados, pode-se perceber que o Brasil adotou determinadas estratégias energéticas. Que alternativa representa esta situação?
a) a diminuição das importações dos países muçulmanos e a redução do consumo interno;
b) a redução da produção nacional e a diminuição do consumo do petróleo produzido no Oriente Médio;
c) a redução da produção nacional e o aumento das compras de petróleo dos países árabes e africanos;
d) o aumento da produção nacional e a redução do consumo de petróleo vindo dos países do Oriente Médio;
e) o aumento da dependência externa de petróleo vindo de países mais próximos do Brasil e a redução do consumo interno.
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