terça-feira, 8 de novembro de 2011

EMEF Governador André Franco Montoro
Profº Victor Hugo Cardoso Braga, Educação Física
Módulo 5 – Saresp – Grupos: 1,2, 3.

O texto utilizado para elaborar as questões, fala sobre os esportes, está na apostila do professor de 5ª à 8ª série nas páginas 20, 21 e 22.

Atividade Grupo 1 - Descritor- Identificar informações encontradas no texto.
1) De acordo com o texto, quais são as três etapas para o desenvolvimento do esporte na escola?

a- Jogar, conhecer as táticas, conhecer as regras.
b- Praticar os fundamentos, praticar as táticas, conhecer as regras.
c- Conhecer o esporte, vivenciar na prática, incorporar ao seu contexto.
 
Atividade Grupo 2 - Descritor - Relacionar as informações do texto.
2) No texto podemos ler: "Acreditamos que o trabalho com o esporte nas aulas de Educação Física deva seguir a ideia proposta por Vago (1996), que defende um "esporte da escola" em contrapartida do "esporte na escola". Assinale a alternativa abaixo que melhor expressa essa afirmação.
 
a- O esporte no contexto escolar deve ser ressignificado, e não somente praticado e transmitido como é práticado fora da escola.

b- O esporte deve ser praticado exatamente como é fora da escola, pois qualquer mudança não traria benefício algum a prática da modalidade.
c- Só podemos mudar apenas alguns esportes, pois nem todos são possíveis de serem ressignificados.

Atividade Grupo 3 - Descritor - Analisar conceitos trabalhados no texto.
3) Tendo como base três etapas para as aulas com esportes - conhecimento, vivência e incorporação. Analise e escolha a opção mais adequada para o trabalho com o rúbgi.

a- Conhecer as regras, praticar, e não fazer nenhuma alteração de regras do esporte.
b- Contextualizar o esporte, vivenciar, e posteriormente ressignificar e fazer as alterações necessárias para adequar o esporte as nossas necessidades.
c- Somente praticar, sem conhecer nenhuma regra ou sequer a origem do esporte

Um comentário: