EMEF DO BAIRRO DOS PINHEIROS
PROFESSORA: ARIANE DA MOTA/ LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE COM BASE NO IV VOLUME DO LIVRO INTEGRADO DA 5ª SÉRIE (6º ANO), REFERENTE AO POEMA “A CHUVA”, DE ARNALDO ANTUNES, LOCALIZADO NAS PÁGINAS 10 E 11.
Atenção: as questões pertencem respectivamente aos grupos de habilidades 1,2 e 3, de modo que as alternativas corretas aparecem destacadas em negrito.
1) Observe a forma no papel que o poema apresenta, isto é, a maneira como ele preenche os espaços da folha, e marque a alternativa correta:
Descritor: Observar o caráter estético do gênero poema presente não apenas pela sua musicalidade e disposição em estrofes e versos, como é convencional na poesia, mas também dentro da proposta dos poetas concretistas: na exploração espacial diferenciada da página.
a) O poema está organizado em versos e estrofes da maneira convencional e isso não chama a atenção do leitor.
b) O poema não está organizado em versos e estrofes da maneira convencional e isso chama a atenção do leitor, sugerindo mais sentidos ao texto .
c) O poema está desorganizado e não possui rima, por isso não é um poema de verdade.
d) O poema está organizado, mas não possui rima, por isso não é um poema de verdade.
2) Identifique a alternativa que apresenta os efeitos naturais e catastróficos da chuva, de acordo com a leitura do poema:
Descritor: Realizar a interpretação do trecho do poema que aponta para a exploração semântica da palavra chuva em seu sentido “denotativo”.
a) “A chuva de pingos pretos.”
b) “A chuva murmurou meu nome.”
c) “A chuva arrepiou os poros.”
d) “A chuva derrubou as pontes.”
3) Nas passagens do poema “A chuva alagou a favela” e “A chuva multiplicando insetos”, pode ser notada uma referência do autor a problemas sociais que ocorrem em nossa sociedade. Qual das alternativas abaixo justifica a intenção do texto com essas passagens?
Descritor: Justificar a presença das referidas passagens presentes no poema, reconhecendo sua criticidade diante das questões sociais que nos envolvem.
a) O texto sugere ao leitor as consequências negativas da chuva que estão ligadas também à desigualdade social e a problemas de saúde pública.
b) O texto celebra a vida na favela e doenças como a Dengue, por exemplo.
c) O texto nega a existência da desigualdade social e de problemas de saúde pública.
d) O texto desrespeita a vida na favela e os insetos que causam doenças.
Excelente atividade. Você compreendeu muito bem os conceitos estudados e aplicou-os de maneira muito clara e lógica. A formulação dos descritores está perfeita. Parabéns!
ResponderExcluirLido e comentado por: Letícia
👏👏👏
ResponderExcluir