quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Módulo I I I – SARESP

Edir Marcel Cerqueira
COMANDA
How to become a good listener and help people
It is not necessary to have special qualifications to become a befriended. There is a training course offered by experienced volunteers. It is fundamental to learn how to listen without judgment. You can help people that need to talk and have nobody to listen to them. Talking to these people is a way to make them reflect about their own life and save it.
There is a local branch near you pleased to give you more information. Click here to find the center nearest you. For people who are feeling lonely, without a person to talk and sometimes considering suicide, these branches can be their last hope to talk confidentially.
Click here to get more information in over twenty languages and become a volunteer!
1. Marque um X na alternativa correta no que se refere ao gênero textual, ou seja, o tipo de texto que você leu acima.
(a) Notícia
(b) Sinopse textual
(c) Publicitário
(d) E-mail

>>Descritor pode ser entendido como o comportamento a ser desenvolvido pelo educando para atingir determinados objetivos no desenvolvimento de habilidades.
Dessa maneira é possível concluir que aos alunos que compreenderem a questão e responder corretamente a alternativa C o mesmo terá compreendido o papel funcional do texto publicitário, que é informar, trazer de maneira persuasiva ao leitor o conteúdo proposto.
Teremos concluído que nossos alunos terão compreendido que o texto publicitário é resultado da união de vários fatores: psicológicos, sociais e econômicos, como também do uso de efeitos retóricos e icônicos aos quais não faltam as figuras de linguagem, as técnicas argumentativas e os mecanismos de persuasão entre outros.


Descritores
Interpretar texto com auxílio de material gráfico
diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
A partir de uma busca que fiz, encontrei algumas tabelas que abordam os descritores requeridos para a aquisição de várias habilidades e competências. Selecionei aqui a que implica os gêneros e interpretação para uma melhor compreensão da temática.

Tópico II. Implicações do Suporte, Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto











>>Distratores são considerados as alternativas incorretas de uma questão, porém plausíveis, afinal o aluno não deve chegar à dedução por exclusão. Não são “pegadinhas”, nem muito longas.
Portanto, chegamos à conclusão de que as alternativas A, B e D são distratores. Ou seja, não são as alternativas corretas, entretanto a alternativa D ainda se caracteriza fortemente a essa denominação uma vez que os alunos podem facilmente fazer a conexão entre e-mail e internet confundido o meio/tipo com o gênero. Entenderemos assim que alguns conceitos já estão internalizados, porém mal formulados.

Sites utilizados para a pesquisa:
http://www.slideshare.net/louisacarla/descritores-e-distratores
http://www.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm
http://celiene-aprenderecaminhar.blogspot.com/2009/07/descritores-de-lingua-portuguesa-3.html

2 comentários: