EMEF. Do Bairro dos Pinheiros
Profª: Maria Olinda
Disciplina: Português
Módulo: II 1ª atividade
Observando os textos da apostila volume 3, selecionei um texto de Rubem Braga, denominado a “Flor de Maio”, o qual é uma crônica.
Confesso que entre tantos textos apresentados no livro integrado o que mais me chamou a atenção foi esse. Primeiro, porque ensinar aos alunos esse gênero não é nada fácil, pois percebo que eles têm muita dificuldade em produzir esse tipo de gênero textual. Talvez até porque os alunos não tenham o hábito de leitura e isso acaba prejudicando muito na hora em que vão produzir. Achando que o texto só servirá para cumprir uma tarefa solicitada pelo professor, mesmo quando mostramos a eles que a função do texto está além da avaliação, ou buscamos estratégias diferentes para apresentar o conteúdo. Segundo, porque gosto tanto desse gênero quanto do escritor, embora isso não signifique que eu seja uma exímea escritora.
Em relação ao texto escolhido o título é muito sugestivo, o autor utiliza-se de um tema simples para divulgar o belíssimo trabalho realizado no Jardim Botânico e ao mesmo tempo informa a sociedade os diversos problemas sociais que fazem com que fiquemos descrentes de que a humanidade ainda tenha salvação.
Maria Olinda, você fez uma boa análise, faltou citar o objetivo do texto e onde é veiculado. Adriane e Letícia
ResponderExcluir