quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Modulo V-Grupo III

Professora Adriana –Vila Thomazina

Módulo V-SARESP-GRUPO III

Pg.23 da Apostila

(...)

João Grilo

Um momento antes de morrer, quero lhe fazer um grande favor.

Severino

Qual é?

João Grilo

Dar-lhe esta gaita de presente.

Severino

Uma gaita? Para que eu quero uma gaita?

João Grilo

Para nunca mais morrer dos ferimentos que a polícia lhe fizer.

Severino

Que conversa é essa? Já ouvi falar de chocalho bento que cura mordida de cobra, mas de gaita que cura ferimento de rifle, é a primeira vez.

João Grilo

Mas cura. Essa gaita foi benzida por padre Cícero, pouco antes de morrer.

(...)

João Grilo desfere uma facada na barriga de Chicó. (Chicó tem uma bexiga cheia de líquido vermelho cai se fingindo de morto).

João então toca a gaita e Chicó começa a se mover no ritmo da música. Severino acredita na farsa e permite que eles sigam viagem em troca da gaita “benta”.

(...)

GI-Observar-Observe essas passagens e diga quem está falando:

a) Uma gaita? Para quê eu quero uma gaita?

b) João Grilo desfere uma facada na barriga de Chicó

Nesse exercício o aluno poderá observar que assim como nas narrativas, as peças teatrais também possuem diálogos, mas as falas devem respeitar o tempo e a entonação necessária para dar voz ao personagem.

GII-Realizar-A classe deve ser subdivida em grupos de três e eles deverão encenar o fragmento proposto, respeitando o sotaque dos personagens, além disso, deverão criar as armas, a gaita e os chapéus de cangaceiros em cartolina para enriquecer a peça.

GIII-Compreender-Os alunos deverão compreender que um “auto” é uma composição que traz personagens caracterizados pela simplicidade da construção, ingenuidade da linguagem, caracterizações exacerbadas, podendo conter também elementos cômicos e jocosos.

Observação: Apliquei essa atividade no 7° ano e foi uma experiência maravilhosa tanto para mim quanto para os alunos. Comportaram-se como verdadeiros artistas e recordaram a peça “ConSCertaria do seu Juca”, campeã do FELEST desse ano.

Um comentário:

  1. Atividade excelente e a aplicação melhor ainda!
    Adoramos a maneira como você colocou em prática o grupo II. Parabéns!
    Lido e comentado por: Letícia e JC

    ResponderExcluir