ATIVIDADE III – MÓDULO III
E.M.E.F. "VEREADOR JOSÉ DE SOUZA CHARRUA"
PROFESSOR: Maria José Cardoso de Jesus
DISICIPLINA: Coordenação Pedagógica
MÓDULO III ATIVIDADE III – SARESP: GRUPO I
Leia o texto e responda à questão.
O CRAVO E A ROSA
Zé do Cravo se chamava Zé da Silva até que arranjou um cravo no pé, que doía o bastante para fazer mancar. Foi aí que ganhou o apelido. E gostou. Comprou um paletó de segunda mão e passou a usar um cravo na lapela. Pois bem. Ele se apaixonou pela Rosa assim que soube seu nome. De cara, a pediu em casamento.
Casaram? Que nada! Namoram e brigam. Brigam e namoram. Há anos. Põe anos nisto. Há décadas! A última briga foi debaixo de uma sacada. O Cravo saiu ferido e a Rosa despedaçada. O Cravo ficou doente. A Rosa foi visitar. O Cravo teve um desmaio e a Rosa pôs-se a chorar.
O GATO MUDO
Naquele dia, 19 de janeiro de 1981, às 06h15min da tarde, Zé do Cravo subia o morro quando parou para conversar com Dona Xica, que carregava no colo o seu gato mudo.
O assunto foi: medo de ladrão, falta de dinheiro, o preço do salame e o tanto que o gato gostava de salame. Conversaram mais ou menos meia hora e meia.
Zé do Cravo se despediu e seguiu para sua casa. Lá, encontrou a janela aberta, a geladeira vazia e um bilhete em código. Ficou tão furioso que começou a gaguejar. Só que em vez de gaguejar no princípio, como é corrente, gaguejava no final:
- Eu mato-to-to esse ladrão de sala-me-me! - gritava com um pedaço de pau na mão. Neste instante apareceu na janela o gato mudo da Dona Xica.
NA DELEGACIA
Ainda transtornado pela raiva, Zé do Cravo depôs na delegacia:
- Atirei o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-reu-reu...
E o resto vocês já sabem.
Fonte: LAGO, Angela. Uni duni e té.Belo Horizonte: Compor, 1996.
•
1. O texto é engraçado, pois a autora usa personagens e trechos
(A) de cantigas de roda.
(B) de desenhos animados.
(C) de filmes do cinema.
(D) de novelas da TV.
RELATÓRIO
Correção
A atividade foi desenvolvida por 20 alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental. Não houve grandes dificuldades por parte dos alunos, 18 deles responderam corretamente a alternativa A-CANTIGAS DE RODA e 2 ficaram em dúvida entre a alternativa “B” e “C”. Ao final da atividade realizamos uma roda de conversa e as dúvidas foram esclarecidas. Portanto o descritor: identificar qual a origem dos personagens e trechos apresentados pela autora.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividade muito interessante, pois trabalha com a intertextualidade e o diálogo entre textos é uma tendência muito presente nas avaliações externas.
ResponderExcluirA roda de conversa no final da atividade é uma excelente intervenção que garante a compreensão dos alunos que não atingiram as expectativas. Parabéns! Lido e comentado por: Letícia