terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade I- Módulo I

EMEF. VER. JOAQUIM VISCAÍNO FILHO.
Profª: Natália Pires Barbosa
Disciplina: Português
Módulo: I 1ª atividade


Identificar temas e gêneros propostos na 1ª unidade do material- LI do 3º volume.
A unidade 4 da apostila volume 3, da 6ª série apresenta uma variedade de gêneros, o que possibilita o desenvolvimento do trabalho sobre a narrativa. Esses gêneros são utilizados para que os alunos compreendam os elementos que compõem essa estrutura textual e adquiram, também conhecimento sobre a cultura literária ficcional, desenvolvendo sua capacidade linguística a partir de gêneros como, por exemplo, conto, poema, história em quadrinhos, bem como entendam o funcionamento das ações humanas por meio da representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço através da notícia, crônica, biografia, etc.
Essa variedade de gêneros presente na unidade tem por finalidade mostrar ao educando que a manifestação lingüística é um ato social e o fazemos por meio de textos orais ou escritos e cada texto se realiza sempre de acordo com um ou mais gêneros textuais. Pois, o que determina o gênero adequado em cada situação é o seu uso, sendo, portanto, necessário adquirir um domínio para o emprego desses gêneros textuais na escrita, pois, na linguagem oral já o fazemos. Com a modernidade surgiram novos gêneros, como o miniconto que ganhou espaço no material didático por sua popularidade no meio virtual. Dessa forma, pode-se aproximar o educando ao mundo dos gêneros, contextualizando sua vida cotidiana à sua vida escolar, para que o mesmo perceba a funcionalidade e a aplicabilidade dos gêneros.

Obs* A atividade acima foi enviada por e-mail dentro do prazo estipulado. Atenciosamente, Natália.

Um comentário: