O exercício proposto aos meus alunos foi o mesmo que utilizamos no encontro, ou seja, um anúncio publicitário da Petrobrás que trás a foto de uma baleia ao lado da inscrição: “PROTEJA A ONÇA-PINTADA”.
Em letras menores lemos: “Muitas espécies estão na lista de extinção, mas, se depender da Petrobrás, a baleia franca não vai continuar nela”.
A questão distratora principal foi a letra “c”, pois os alunos acreditaram tratar-se de um cartaz devido a imagem. Acreditaram também que “onça-pintada”, era uma espécie de baleia como por exemplo: peixe-boi, tubarão-tigre, etc.
A questão correta, a letra “d” foi compreendida por cerca de 50% dos alunos, ou seja, os distratores, em relação ao descritor, trouxeram graus de dificuldades comparáveis.
Poucos alunos acreditam tratar-se de uma notícia ou reportagem, pois associam esses gêneros a textos escritos maiores, o que foi satisfatório, pois conseguiram inferir aquilo que presumimos durante o encontro.
Profª Adriana seu relato está ótimo, a aplicabilidade da atividade com sua análise proporciona um norte para as devidas intervenções.Parabéns!
ResponderExcluirProcure criar uma nova proposta de atividade do Grupo I.
Adriane-gugu e Letícia