Descritor da atividade
Fazer cálculos que envolvam adições de frações com mesmo denominador.
Foi aplicada, em sala de aula, para as 5ª séries, uma atividade referente a frações na forma de resolução de problemas, com denominadores iguais.
Um percentual de 74% representa o total de alunos que dominam cálculos simples de adição de frações de mesmo denominador. Os que assinalaram D (26%) somaram os numeradores e os denominadores possivelmente apresentam um problema de conceito em realizar cálculos que envolvam adições de frações.
Durante a aplicação da atividade, observou-se que alguns alunos tiveram certas dificuldades em relação aos denominadores das frações, pois ao invés de mantê-los acabaram somando-os.
A ação proposta foi que os alunos fizessem a correção da atividade e retomamos o conceito de frações com atividades que exploravam representação fracionária, leitura e escrita de uma fração, as atividades exploravam a representação fracionaria com repartições não convencionais.
O estudo de frações deve ser gradativo e que precisamos dosar o ensino das operações de frações de modo que faça sentido aos alunos e sejam realmente conceituadas e incorporadas às estruturas de pensamento dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário