quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Módulo 3 - Atividade 1

EMEF. “Vereador Joaquim Viscaíno Filho”
PROFª: Gicelda
DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA

REFLEXÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

MÓDULO III- SARESP: GRUPO I
GÊNERO: Crônica – Criança diz cada uma...

Leia o texto e responda a questão a seguir.

CRIANÇA DIZ CADA UMA...

Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados.
“Parecia um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.
Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.
____ Mamãe vai cortar o cabelinho da Aninha.
Aninha olha para a tesoura, se apavora.
____ Não quero, não quero, não quero!!!
____ Não dói nada...
____ Não quero! Já disse.
E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. .Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha. Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina para de chorar. Mas não tira o olho da tesoura.
____ Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.
Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
____ Quais deles, mãe?

( PRATA, Mário. 100 crônicas de Mário Prata. São Paulo: Cartaz editorial, 1997)


As palavras “menina”, “que” e “filha” referem-se a Aninha e são utilizadas com a intenção de:

(A) dar continuidades ao texto, evitando a repetição do nome Aninha.
(B) reforçar a ideia de que a mãe é a personagem principal do texto.
(C) fazer substituições desnecessárias para o entendimento do texto.
(D) tornar o texto incoerente.


DESCRITOR: Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.


Relatório sobre a atividade aplicada

Escolhi o texto por ser um gênero trabalhado recentemente com a classe.
Pedi aos alunos que lessem o texto com atenção e respondesse a questão solicitada.
A maioria dos alunos, não teve dificuldade em responder a questão corretamente, pois perceberam assim como foi visto em classe que, algumas palavras retomam o texto dando continuidade ao mesmo e que outras podem ser substituídas para evitar repetições desnecessárias. Assinalaram a alternativa A.
Dos trinta alunos que realizaram a atividade, apenas três assinalaram a alternativa B. Imaginei que haveria alunos que assinalassem tal alternativa, por acharem que o personagem principal fosse a mãe. E quanto às alternativas C e D seriam impossíveis de serem assinaladas por conter palavras que indicam negação, pois já aprenderam em sala de aula, não foi difícil para eles observarem que eram incorretas.
Apesar de o resultado ter sido satisfatório, ainda é necessário retomar o texto com alguns alunos.

Um comentário:

  1. Muito bem Gicelda. É isso mesmo, nota-se que os alunos estão bem quanto as habilidades do grupo I - competências para observar, mas mesmo assim se faz necessário retomar com os que não atingiram as expectativas. Parabéns!
    Lido e comentado por: Letícia e Adriane

    ResponderExcluir