quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atividade 3 - Módulo III (SARESP: Grupo I)

Isabela Motta Ribeiro de Castro
Oficina Pedagógica – Língua Portuguesa
(Alfabetização / 1º ao 5º Ano – Ensino Fundamental I)

Módulo III – SARESP: Grupo I

Atividade 3
4ª série (Língua Portuguesa) - 2009
Descritor – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão


Exemplo de item:





No primeiro quadrinho, a Mônica pensou que o lagarto era um desenho. Ao usar a expressão “DA HORA” ela deu a entender que o desenho:
(A) tinha acabado de ser feito.
(B) durava somente uma hora.
(C) era moda entre a turma.
(D) deveria ser usado na hora.

Observação: O quadro explicativo com os percentuais de respostas as alternativas refere-se ao desempenho de alunos em testes do Saeb e da Prova Brasil, com abrangência em todo o país. A soma dos percentuais não perfaz, necessariamente, 100%, pois não estão apresentados os correspondentes às respostas em branco ou nulas.

Percentual de respostas às alternativas

A - 34% / B - 16% / C - 31% / D - 16%


Cada matriz de referência da avaliação externa apresenta tópicos ou temas com descritores que indicam as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática a serem avaliadas.
O descritor é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, que traduzem certas competências e habilidades. Tais descritores indicam habilidades gerais que se esperam dos alunos e constituem a referência para seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
Nesse aspecto, para ser considerado competente em Língua Portuguesa, o aluno precisa dominar habilidades que o capacitem a viver em sociedade, atuando, de maneira adequada e relevante, nas mais diversas situações sociais de comunicação. Para tanto, o aluno precisa saber interagir verbalmente, isto é, precisa ser capaz de compreender e participar de um diálogo ou de uma conversa, de produzir textos escritos, dos diversos gêneros que circulam socialmente.
Assim, torna-se importante promover o desenvolvimento, no aluno, da capacidade de produzir e compreender textos dos mais diversos gêneros e, em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
Isso quer dizer que, de um mesmo descritor, podem ser derivados itens de graus de complexidade distintos, tanto do ponto de vista do objeto analisado, o texto, quanto do ponto de vista da tarefa, como as determinações específicas do gênero e da época em que foi produzido. Assim, os conteúdos, competências e habilidades são diferenciados, para que se possa detectar o que o aluno sabe, resolvendo os itens do teste, em função das etapas próprias do processo de seu desenvolvimento.
São abordadas no grupo I competências básicas que serão demonstradas por meio de habilidades como: localizar informações explícitas em um texto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita em um texto, identificar o tema de um texto e distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, então, a capacidade de reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras em uma produção textual. Além disso, para a compreensão do que é conotativo e simbólico, é preciso identificar não apenas a idéia, mas também ler as entrelinhas, o que exige do leitor um conhecimento de mundo. A tarefa do leitor competente é, portanto, apreender o sentido global do texto.

Dentre todos os descritores do grupo I, escolhi a habilidade de inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

- Que habilidade pretende-se avaliar?
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno relacionar informações, inferindo quanto ao sentido de uma palavra ou expressão no texto, ou seja, dando a determinadas palavras seu sentido conotativo.
Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual, o aluno, ao inferir o sentido da palavra ou expressão, seleciona informações também presentes na superfície e estabelece relações entre essas informações e seus conhecimentos prévios.
Com itens que avaliam essa habilidade, pretendemos verificar se o aluno sabe, com base no contexto, inferir o sentido de uma palavra ou expressão. O contexto permite ao leitor explorar os múltiplos significados que a palavra ou expressão adquire.

- O que o resultado do item indica?
O desempenho dos alunos nos itens que solicitam a inferência de palavras ou expressões indica que a habilidade avaliada oferece certo grau de dificuldade.
Observa-se que 31% dos alunos obtiveram êxito ao inferir o sentido da expressão “da hora”, estabelecendo relação entre as pistas deixadas pelo autor do texto (expressão corporal e facial de Cascão e Mônica e a fala das personagens registrada nos balões) e o seu conhecimento linguístico (gíria) sobre o tema “moda”. Em contrapartida, pode-se observar que um significativo número de alunos – 34% – tomou essa expressão em seu sentido literal, isto é, considerou como certa a alternativa “tinha acabado de ser feito”.
Os alunos que assinalaram as alternativas “B” e “D”, de certa forma, também estabeleceram relações de sentido bastante literais entre a expressão em questão e seu significado no texto: “durava somente uma hora” e “deveria ser usado na hora”.
É necessário ressaltar que este item deve levar em consideração a experiência de mundo do aluno, o que o caracteriza como um item de alta complexidade, pois a expressão “da hora” não se caracteriza como expressão idiomática de grupo. Portanto, o gabarito contempla um aluno que responde ao item pela alta competência de leitura.
Conclui-se que o desenvolvimento da habilidade de inferir palavras ou expressões exige do leitor uma forma de pensar que vai além das informações explícitas no texto. Para inferir, é necessário estabelecer relações entre o que foi dito e o que não foi dito, precisando da ação e do conhecimento do leitor para “ligar” ideias.

- Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?
Sugere-se que os professores trabalhem com os alunos os sentidos que as palavras e as expressões podem adquirir em determinado contexto. Em razão disso, a atividade de leitura não pode considerar o texto como depósito de significados (sinônimos e antônimos).
A utilização de gêneros textuais variados auxiliará o professor a trabalhar com atividades que propiciem a aquisição de vocabulário do simples ao mais elaborado e a desenvolver atividades de inferência de sentido de vocábulos com base em contextos variados.

2 comentários:

  1. Atividade ok. Como você não aplicou a atividade sua pesquisa foi muito produtiva e esclarecedora quanto a considerar os distratores como fator de aprendizagem. Muito bem!
    Lido e comentado por: Letícia

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