quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Módulo III - Saresp: Grupo I

Escola: EMEF “Professor Luiz de Carvalho”

Nome: Thaina P. B. P. Cruz

Disciplina: Coordenação

Atividade 3: Descritores GI


DESCRITOR – Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir particularmente gráficos de colunas.

A turma do 4° ano listou uma série de animais. Em seguida, votaram nos animais mais perigosos e montaram um gráfico.

De acordo com o gráfico, o animal mais perigoso obteve quantos votos?

  1. 5
  2. 6
  3. 4
  4. 3

Distratores
  1. O aluno pode expressar sua própria opinião na escolha.
  2. Alternativa correta.
  3. Escolheu por ser o animal da primeira coluna.
  4. Por ser o animal maior.

Um comentário:

  1. Thaina,

    Boa tarde!

    Parabéns pela atividade elaborada. Excelente!

    Esta atividade rendeu uma boa reflexão que gostaria de compartilhar com você:

    Na matriz de referência do SARESP os descritores sobre leitura e interpretação de gráficos (barras), são citados como descritores do Grupo 3.
    Porém, segundo a própria matriz de referência para chegar às habilidades descritas no Grupo 3, o aluno precisa mobilizar habilidades do Grupo I (relacionadas a leitura e interpretação) e do Grupo 2 (esquemas operatórios).
    Particularmente eu não vejo a necessidade da mobilização de esquemas operatórios (grupo 2) nem a mobilização de habilidades do Grupo 3 para a resolução do Descritor elaborado.

    Portanto o mesmo, na minha opinião, pertence ao grupo I.

    Gostaria de saber o que você acha deste posicionamento?

    Att

    Eduardo Alba

    ResponderExcluir