Escola: EMEF “Professor Luiz de Carvalho”
Nome: Thaina P. B. P. Cruz
Disciplina: Coordenação
Atividade 3: Descritores GI
DESCRITOR – Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir particularmente gráficos de colunas.
A turma do 4° ano listou uma série de animais. Em seguida, votaram nos animais mais perigosos e montaram um gráfico.
De acordo com o gráfico, o animal mais perigoso obteve quantos votos?
- 5
- 6
- 4
- 3
Distratores
- O aluno pode expressar sua própria opinião na escolha.
- Alternativa correta.
- Escolheu por ser o animal da primeira coluna.
- Por ser o animal maior.
Thaina,
ResponderExcluirBoa tarde!
Parabéns pela atividade elaborada. Excelente!
Esta atividade rendeu uma boa reflexão que gostaria de compartilhar com você:
Na matriz de referência do SARESP os descritores sobre leitura e interpretação de gráficos (barras), são citados como descritores do Grupo 3.
Porém, segundo a própria matriz de referência para chegar às habilidades descritas no Grupo 3, o aluno precisa mobilizar habilidades do Grupo I (relacionadas a leitura e interpretação) e do Grupo 2 (esquemas operatórios).
Particularmente eu não vejo a necessidade da mobilização de esquemas operatórios (grupo 2) nem a mobilização de habilidades do Grupo 3 para a resolução do Descritor elaborado.
Portanto o mesmo, na minha opinião, pertence ao grupo I.
Gostaria de saber o que você acha deste posicionamento?
Att
Eduardo Alba