quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MÓDULO III SARESP: Grupo 1

EMEF Ver. José Poli de Oliveira Dorta
Profª Kátia Fredo
Língua Portuguesa – 7ª série

Leia o fragmento de texto retirado da revista Mundo Estranho e responda à questão 1.

Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?

Porque elas usam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas – ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a letra de “Festa no Apê”, do Latino?
Há muito tempo, a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. “Um dos elementos do ‘jingle’ é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música”, diz o compositor Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas.

1- De acordo com o texto, podemos afirmar:

( ) As agências de publicidade há anos utilizam mensagens publicitárias musicadas com letras e melodias simples e repetitivas a fim de fixar na mente das pessoas o produto, a marca ou a empresa que promovem.
( ) Algumas músicas não saem da nossa cabeça por que possuem letras elaboradas, que nos fazem pensar nas questões complexas da vida.

DESCRITOR: definir relações entre as coisas, envolvê-las entre si.

Um comentário:

  1. Muito bem Kátia,
    Ótima atividade. Estabelecer relações faz parte do grupo I, e nesse caso não só estabelecer relações, mas além disso localizar primeiramente a informação para que a relação seja estabelecida. Localizar e relacionar as coisas são competências para observar. Parabéns!
    Lido e comentado por Letícia

    ResponderExcluir