EMEF “OSWALDO GRANDIZOLI”
PORTUGUÊS – MARIA APª SANTI DE ALMEIDA
MÓDULO III – SARESP: GRUPO I
HABILIDADES/DESCRITOR
ONDE NASCE O IPIRANGA
Em novembro, O Jardim Botânico de São Paulo completa 80 anos, e uma dica é comemorar percorrendo a trilha da Nascente.
Ela tem 360 metros suspensos em uma passarela feita com madeira de reflorestamento, que permite adentrar a mata sem degradá-la. Ou seja, as pessoas não precisam pisar na mata afetando a biodiversidade. No final da trilha, uma descoberta. Os visitantes encontram a nascente do histórico riacho do Ipiranga.
“Foi muito legal ver a nascente”, disse João Manuel Rodrigues, 11. “Mas eu pensava que um rio nascesse por um buraco maior”.
No percurso, ele e seus colegas também viram uma preguiça e fizeram festa para uma família de macacos que pulavam nas árvores.
“Olha a mãe com o filhotinho”, apontou Talita Ribeiro Ramos, 11. “Antes eu só havia visto macacos presos no zoológico, nunca assim em liberdade.”, conta. “É bem mais legal assim, né?”
(fonte: ONDE nasce o Ipiranga, Folha de São Paulo, São Paulo, 19 jul. 2008. Folhinhatur)
Qual frase do texto apresenta gíria e formas de expressão típicas da fala?
a)Os visitantes encontram a nascente do histórico riacho do Ipiranga.
b)“Olha a mãe com o filhotinho.”
c)“Antes eu só havia visto macacos presos no zoológico, nunca assim em liberdade.”
d)“É bem mais legal assim, né?”
Habilidade/Descritor – Reconhecer marcas relativas à variação lingüística no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita do ponto de vista do léxico, da morfologia e da sintaxe. Identificar expressões da fala informal e gírias.
Excelente atividade Cida, o descritor está perfeito, de acordo com as competências para observar propostas no grupo I do SARESP.
ResponderExcluirLido e comentado por: Letícia