Formação Continuada: Reflexão e Interdisciplinaridade
Módulo II: Tema e gênero/Epistemologia.
Cursista: Mahara Hebling
Escola: EMEF Governador André Franco Montoro
2ª Atividade: Relato sobre o estudo dirigido de uma atividade proposta no livro integrado – 3º volume, seguindo roteiro proposto no encontro presencial.
Para este estudo, escolhi uma atividade do livro integrado da 5ª série (página 26). A atividade é composta de um texto e três questões que servem de introdução para o conteúdo que será objeto de análise e reflexão na seção seguinte.
Seguindo o roteiro proposto, identificamos que o texto é uma tira humorística e está relacionado à área de língua portuguesa e literatura. Até o assunto da tira tem relação com a área de linguagem, pois se utiliza de conceitos da gramática para provocar humor. A tira, originalmente publicada em periódicos, foi retirada de uma coletânea da obra do autor – Dik Browne – para fazer parte da atividade.
É possível perceber a escolha intencional desta tira específica – que usa conceitos da morfologia – para esta atividade que introduz o estudo sobre adjetivos. Essa escolha deixa claro que a inclusão deste texto no livro integrado tem como objetivo a reflexão sobre a língua e não apenas o entretenimento. Também percebemos que o tema do texto e da atividade como um todo está centrado nas classes de palavras. A tira ‘brinca’ com esses conceitos ao reproduzir um diálogo de namorados, pois o objetivo deste gênero é provocar humor. Depois, esses conceitos tornam-se objetos de reflexão da atividade.
Durante a leitura da tira com os alunos é possível levantar vários conhecimentos prévios, tanto sobre os personagens, que podem ser identificados em outros tiras do Hagar, como sobre as classes de palavras, que estão sendo estudas desde o início do ano. Além disso, é possível refletir sobre o próprio gênero, que tem uma estrutura fixa: a história deve ser contada em poucos quadros através das linguagens verbal e não-verbal e ter um final inesperado, que provoca o humor da tira.
Finalizando o roteiro proposto, é possível destacar como ideias principais da atividade a reflexão sobre classes de palavras e a análise do trabalho feito pelo autor para provocar humor.
Excelente relato Mahara. Você fez uma ótima análise da tira, esse tipo de atividade, além de discorrer sobre o aspecto da linguagem, propicia uma boa discussão sobre os aspectos culturais que cercam a sociedade, o que é qualidade para uns pode ser defeito para outros.
ResponderExcluirLido e comentado por: Letícia