EMEF. Dr. Francisco Monlevade
Professora: Leandra Barbosa Nunes
Disciplina: Arte – 3º ano
Módulo 3 - Atividade 3
Vamos começar imaginando?
Amar e linha
A linha e a cor entraram em guerra para provar quem era mais importante na arte.
A cor disse ser ela. A linha achou engraçado e desenhou um sorriso debochado.
A cor jogou, nela, tinta amarela. A linha virou um quadrado, vazado. E a tinta... Caiu lá, do outro lado.
Para resolver o conflito, cada uma chamou um artista advogado.
Ingres, que era neoclassicista, disse que a linha era importante.
E para provar por A+B. mostrou um retrato elegante.
O romântico Delacroix disse ser a cor, e não o traçado.
E provou, expondo a liberdade na tela que tinha pintado.
Mas quem era o jurado?
Coubert, um realista?
Da Vinci, renascentista?
Van Gogh, expressionista?
Duchamp, dadaísta?
Monte, impressionista?
Todos se apresentaram!!!
Enquanto aguardavam o veredito...
Bello, Maristher Motta. Amar e linha, Curitiba, 2007.
Questão
A linha e a cor entraram em guerra para provar quem era mais importante na arte. Cansadas, cor e linha abraçadas, compreenderam que:
a)a discussão era bobagem, pois juntas ou separas, as duas formavam a arte da imagem.
b)tudo depende do olho de cada um e do estilo concreto do artista.
c)nem uma e nem outra são importante para a arte.
d)a cor é importante na arte, e não o traçado.
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