quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Modulo 01 - Atividade 01 - Correntes Pedagogicas

25/08/2011

Curso “Reflexão e Interdisciplinaridade”
Atividade 01 – Identificação de tema, tipologia e gênero textual da Unidade 01 do Livro Integrado (3º Bimestre).

Mariana Pilan
EMEF Vila Thomazina – História
Modulo 01 – Turma 01

O Livro Integrado do 9º ano (8º série), em sua unidade inicial “Revolução Industrial” – página 01 a 17 – traz a como tipologia principal textos expositivos, que tem como função apresentar informações sobre determinados assuntos, expondo idéias, explicando e avaliando.
Como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação. As exposições orais ou escritas entre professores e alunos numa sala de aula em nosso cotidiano, os livros e as fontes de consulta, são exemplos maiores desta modalidade.
Dentro desta tipologia textual, podemos dividir esta unidade em: textos informativos, fotos, ilustrações e pinturas – (com legendas) - que fazem com que a foto ou ilustração deixe de ser apenas uma ferramenta auxiliativa e passem a ser um gênero que se auto-explica, denominando-se “gênero ilustração”, “gênero pintura” e “gênero foto”.
Da página 13 a 17 desta unidade, temos os exercícios que são usados como ferramenta de fixação de conteúdo, porém, em um dos exercícios da página 15, temos um fragmento do romance de Charles Dickens “Hard Times”, que pode ser enquadrado na tipologia de narração, caracterizada quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço de um fato narrado, com começo meio e fim. Além de que é comum o aparecimento de nomes de personagens e um "clímax". Há também o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade, assim, classificamos este fragmento de narrativa como romance ou romance histórico.