quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ATIVIDADE III MÓDULO III – SARESP: GRUPO I

ATIVIDADE III – MÓDULO III

E.M.E.F. "VEREADOR JOSÉ DE SOUZA CHARRUA"
PROFESSOR: Rosane de Cássia Fadin
DISICIPLINA: Educação Física
MÓDULO III ATIVIDADE III – SARESP: GRUPO I
Leia o texto e responda à questão.


O CRAVO E A ROSA

Zé do Cravo se chamava Zé da Silva até que arranjou um cravo no pé, que doía o bastante para fazer man- car. Foi aí que ganhou o apelido. E gostou. Comprou um paletó de segunda mão e passou a usar um cravo na lapela. Pois bem. Ele se apaixonou pela Rosa assim que soube seu nome. De cara, a pediu em casamento.
Casaram? Que nada! Namoram e brigam. Brigam e namoram. Há anos. Põe anos nisto. Há décadas! A última briga foi debaixo de uma sacada. O Cravo saiu ferido e a Rosa despedaçada. O Cravo ficou doente. A Rosa foi visitar. O Cravo teve um desmaio e a Rosa pôs-se a chorar.


O GATO MUDO

Naquele dia, 19 de janeiro de 1981, às 06h15min da tarde, Zé do Cravo subia o morro quando parou para conversar com Dona Xica, que carregava no colo o seu gato mudo.
O assunto foi: medo de ladrão, falta de dinheiro, o preço do salame e o tanto que o gato gostava de salame. Conversaram mais ou menos meia hora e meia.
Zé do Cravo se despediu e seguiu para sua casa. Lá, encontrou a janela aberta, a geladeira vazia e um bilhete em código. Ficou tão furioso que começou a gaguejar. Só que em vez de gaguejar no princípio, como é corrente, gaguejava no final:
- Eu mato-to-to esse ladrão de sala-me-me! - gritava com um pedaço de pau na mão. Neste instante apareceu na janela o gato mudo da Dona Xica.


NA DELEGACIA

Ainda transtornado pela raiva, Zé do Cravo depôs na delegacia:
- Atirei o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-reu-reu...
E o resto vocês já sabem.

Fonte: LAGO, Angela. Uni duni e té.Belo Horizonte: Compor, 1996.



1. O texto é engraçado, pois a autora usa personagens e trechos

(A) de cantigas de roda.

(B) de desenhos animados.

(C) de filmes do cinema.

(D) de novelas da TV.

Um comentário:

  1. Rosane, sua atividade está muito boa e criativa, mas não se enquadra no grupo I - competências para observar/localizar. Esta atividade vai um pouco além, exige conhecimento prévio, por isso se encaixa mais no grupo III. Você pode aproveitar a mesma atividade com questões mais simples, que exigem apenas observação e/ou localização de informações.
    Lido e comentado por: Adriane e Letícia

    ResponderExcluir