quarta-feira, 28 de setembro de 2011

atividade 3



EMEF Vila Thomazina

Atividade 3 – módulo 3

Água – importante recurso natural.

Atualmente a falta de água doce, fundamental para conservação da vida, é uma das maiores preocupações da humanidade, porque esse é um recurso natural limitado. A falta de água depende tanto de fatores naturais, como grandes períodos de estiagem, quanto de fatores culturais, como desperdício, falta de proteção a áreas de mananciais (nascentes) e poluição dos rios.
O crescimento urbano desordenado e a especulação imobiliária levam à ocupação irregular das áreas de mananciais e à retirada da cobertura vegetal que protege e garante a qualidade de água e evita a erosão, provocando a contaminação e a poluição dessas áreas, tanto pelos esgotos quanto pelo lixo urbano.

Lei das Águas

Mesmo contando com vasta rede hidrográfica, a maior reserva de recursos hídricos do mundo e reservas de água subterrânea, a falta de água já é realidade para muitos brasileiros. Para contornar esse problema, em 1997, foi promulgada a Lei das Águas, que procura assegurar água para todos, além da utilização racional desse recurso. Para cumpri-la, foram criados os Comitês de Bacias Hidrográficas, que podem ser organizados pelos estados ou pela própria União. Nesses comitês ou fóruns, são discutidos os problemas relativos às bacias hidrográficas e estabelecidos estratégias, ações e projetos a serem desenvolvidos em cada uma delas. A Lei das Águas determina que cabe a cada município proteger seus mananciais, nascentes e fontes.



Observe as fotos e relacione-as com os textos acima, sendo assim, podemos afirmar que:
a) O rio Itapecuru está sendo respeitado pela Lei das Águas.
b) O rio situado no Estado do Maranhão não está sofrendo ação de poluição.
c) O rio Itapecuru no Maranhão está sofrendo especulações imobiliárias e fatores culturais causados pelos moradores da região.
d) O rio está sendo agredido em suas fontes, mananciais e nascentes sofrendo ação humana da poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário