EMEF “OSWALDO GRANDIZOLI”
PORTUGUÊS – VANESSA BERTINI
MÓDULO III – SARESP: GRUPO I
NATAL
De repente, um carro começa a buzinar com força, junto ao meu portão. Talvez seja algum amigo que venha me desejar Feliz Natal ou convidar para ir a algum lugar. Hesito ainda um instante, ninguém pode pensar que eu esteja em casa a esta hora. Mas a buzina é insistente. Levanto-me com certo alvoroço, olho a rua e sorrio: é um caminhão de lixo. Está tão carregado como se trouxesse todo o lixo do ano que passou, todo o lixo da vida que se vai vivendo. Bonito presente de Natal!
(fonte: BRAGA, Rubem. Natal. (excerto).)
No trecho sublinhado do texto, o narrador diz o contrário daquilo que pensa. A utilização desse recurso pode ser caracterizado como uma
a) Dúvida, para prender a atenção do leitor.
b) Comparação, para criar um suspense na leitura.
c) Ironia, para gerar um efeito de humor na leitura.
d) Zombaria, para ferir a sensibilidade do leitor.
Descritor: Reconhecer o sentido irônico do texto que é transmitido pelas palavras e expressões que o constituem.
Vanessa, sua atividade está correta, mas ela não se encaixa no Grupo I, pois vai além de observar/localizar...Esta atividade se enquadra no Grupo III, pois "recohecer o sentido irônico" exige o domínio de algumas operações de nível superior. Sugestão: você poderia aproveitar a mesma atividade e mudar a questão, propondo algo mais simples, utilizando novos distratores, enfim, algo que exija competências para observar e localizar apenas. OBS. Não há nenhum trecho sublinhado no texto.
ResponderExcluirLido e comentado por Adriane e Letícia