quinta-feira, 15 de setembro de 2011

at2

Professora Adriana G.N.Silva-Gênero Didático-Atividade 2

Na unidade 04 da apostila do Sistema de Ensino Aprende Brasil, mais precisamente às páginas 02 e 03, o aluno terá contato com algumas tirinhas que unem a linguagem verbal e não verbal, recurso altamente importante para a compreensão da arte de narrar.
A estrutura narrativa: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho é elucidada pela sequência de fatos bem humorados e que exigem do leitor um conhecimento prévio de, por exemplo, o significado do provérbio “Deus ajuda a quem cedo madruga”, que aparece na primeira história de Quino.
O gênero tirinha traduz uma aprendizagem dialogal onde o aluno pode considerar as observações das imagens mais ou menos complexas que as da escrita, fazendo com que existam pelo menos duas possibilidades de compreensão textual.
Como não há diálogo sem a construção de recursos expressivos, o professor, como ferramenta mediadora, pode abordar questões como: “até onde as crianças devem se intrometer em assuntos de adulto?”,” como as obrigações interferem na obtenção de bens de consumo?” e “ o que somos em relação ao que queremos ser?”. Esses três tópicos do gênero oral ficam implícitos, mas, certamente ampliam as possibilidades de produção textual, sugerida no exercício do tipo injutivo que se segue.
O material, bem como seu conteúdo, destina-se aos alunos do Ensino Fundamental e o tema: Narração, é de domínio dos docentes de Língua Portuguesa, mas podem ser utilizados interdisciplinarmente por professores de todas as áreas, particularmente, o conteúdo em questão, aos que queiram abordar as HQs.
O objetivo principal é abordar uma prática natural dos alunos que é contar, mas trazer a eles os muitos modos de se fazer isso, pois já possuem uma leitura de mundo anterior à palavra, mas precisam destravar os mecanismos criativos da redação, dismistificando-a e tornando-a parte integrante e prazerosa de suas rotinas.

Um comentário:

  1. Adriana, seu relato está ótimo, mas notamos que na questão do tema você aborda NARRAÇÃO, que faz parte da tipologia tratada na unidade, quanto a temática seria melhor que você analisasse o conteúdo das tirinhas. Adriane e Letícia

    ResponderExcluir