quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AT1, M1


Ariane da Mota/ Professora de Língua Portuguesa
EMEF "Do Bairro dos Pinheiros".

Minhas observações concernem à unidade inicial do Livro integrado (3º volume) de Língua portuguesa do 9º ano (8ª série). Intitulada “Poesia está em toda parte”, desenvolve os conceitos de “Poesia”, “Poema”, “Intertextualidade” e propõe a análise linguística das “Orações subordinadas Adjetivas”. Compõe-se da abordagem dos seguintes gêneros: 1) Ensaio crítico (escrito por Geraldo Ferraz, este nomeia a unidade, apresentando os conceitos de Poesia, Poema e do “Fazer poético”. Um bom ensaio, porque já no Ensino Fundamental desmistifica a visão romântica do poeta, assimilada pelo senso comum, como um gênio guiado pela inspiração, encarando-o como um “trabalhador da palavra”); 2) Biografia (protagonizada por Carlos Drummond de Andrade); 3) Poemas (de Drummond e Adélia Prado, cuja relação intertextual que travam entre si é sugerida para análise); 4) Passagens bíblicas (colocadas para que se estabeleçam comparações intertextuais com estrofes do “Poema de sete faces”, de Drummond); 5) Reportagem (recortada em trecho, que, mediante as atividades propostas, é analisado com o foco no uso das Orações Subordinadas Adjetivas); 6) Conto (“As fadas”, dos irmãos Grimm, também envolvido em atividades ligadas às Orações Subordinadas Adjetivas). Penso que a unidade está bem planejada, tendo, contudo, mais a oferecer se combinada a abordagens suplementares dos temas pelo professor(a).

Um comentário:

  1. Boa análise. Certamente as abordagens suplementares do professor farão toda a diferença.
    Lido e comentado por: Letícia

    ResponderExcluir