EMEF VILA THOMAZINA
GIZÉLIA DE CÁSSIA GARCIA BRITO
Unidade 9 - Apostila 3 de Matemática , 7ª Série do Ensino Fundamental
Tema: O uso dos ângulos na Geometria
Roteiro de análise da atividade que está na unidade 9:
“O uso dos ângulos na Geometria”
— Pertence a qual área do conhecimento?
“O uso dos ângulos na Geometria” é um conteúdo da área da Matemática, mas também pode ser utilizado em disciplinas como Física, Geografia e Artes.
— Qual é o gênero?
A unidade faz uso de vários gêneros textuais, como:
• Fotografia para ilustrar o conteúdo Retas Paralelas;
• Livro didático recorte do livro didático para abordar a história, origem, etc.
• Mapa de Localização para que o aluno compreenda as retas paralelas das ruas de Curitiba, percebendo assim significado no processo de ensino-aprendizagem, qualidade que torna a aula mais interativa.
• Box Informativo para destacar o conceito de Ângulos Congruentes, ângulos Suplementares e Ângulos Complementares.
• Tabelas e Gráficos Explicativos para mostrar os ângulos correspondentes, as regiões: interna e externa.
— A quem se destina?
No gênero oral “aula”, se destina aos discentes, possibilitando, por exemplo, o aprendizado de leitura de mapas de localização, no caso desta unidade, da cidade de Curitiba.
— Onde é veiculado?
No contexto analisado, os diversos gêneros citados acima foram veiculados no Livro Integrado, mas são comumente utilizados no google.maps; em aparelhos como GPS; livretos como Guia Quatro Rodas; Lista telefônica, Panfletos de propaganda de empresas etc.
— Qual é o objetivo?
Proporcionar aos discentes a noção sobre ângulos e suas subdivisões, suplementares e complementares. Abordando com uma maior amplitude o trabalho com o transferidor e a soma dos ângulos internos (Si) dos polígonos convexos, verificando a importância da geometria no dia-a-dia.
— Qual é o tema?
O uso dos ângulos na Geometria.
— O que eu já sei sobre o tema?
A importância do ensino da Geometria, entre outras possibilidades, como um recurso de localização. Lógico que todos os conteúdos, cálculos, medidas e referências já fazem parte da minha prática docente.
— Quais são as ideias principais?
• O uso do Transferidor.
• Noção de ângulos complementares e suplementares.
• Soma dos ângulos internos (Si) dos polígonos convexos.
Gizelia,
ResponderExcluirBoa tarde!
Parabéns pela realização da atividade.
Com o objetivo de contribuir para este momento de formação deixo algumas dicas:
- o gênero livro didático, pode ser denominado como Gênero didático de matemática bem como os boxes informativos, já que o livro didático é o portador.
Sem mais,
Eduardo Alba