segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2 MODULO 2

EMEF VILA THOMAZINA
GIZÉLIA DE CÁSSIA GARCIA BRITO
Unidade 9 - Apostila 3 de Matemática , 7ª Série do Ensino Fundamental
Tema: O uso dos ângulos na Geometria

Roteiro de análise da atividade que está na unidade 9:
“O uso dos ângulos na Geometria”

— Pertence a qual área do conhecimento?
“O uso dos ângulos na Geometria” é um conteúdo da área da Matemática, mas também pode ser utilizado em disciplinas como Física, Geografia e Artes.

— Qual é o gênero?
A unidade faz uso de vários gêneros textuais, como:
• Fotografia  para ilustrar o conteúdo Retas Paralelas;
• Livro didático recorte do livro didático para abordar a história, origem, etc.
• Mapa de Localização  para que o aluno compreenda as retas paralelas das ruas de Curitiba, percebendo assim significado no processo de ensino-aprendizagem, qualidade que torna a aula mais interativa.
• Box Informativo  para destacar o conceito de Ângulos Congruentes, ângulos Suplementares e Ângulos Complementares.
• Tabelas e Gráficos Explicativos  para mostrar os ângulos correspondentes, as regiões: interna e externa.

— A quem se destina?
No gênero oral “aula”, se destina aos discentes, possibilitando, por exemplo, o aprendizado de leitura de mapas de localização, no caso desta unidade, da cidade de Curitiba.

— Onde é veiculado?
No contexto analisado, os diversos gêneros citados acima foram veiculados no Livro Integrado, mas são comumente utilizados no google.maps; em aparelhos como GPS; livretos como Guia Quatro Rodas; Lista telefônica, Panfletos de propaganda de empresas etc.

— Qual é o objetivo?
Proporcionar aos discentes a noção sobre ângulos e suas subdivisões, suplementares e complementares. Abordando com uma maior amplitude o trabalho com o transferidor e a soma dos ângulos internos (Si) dos polígonos convexos, verificando a importância da geometria no dia-a-dia.

— Qual é o tema?
O uso dos ângulos na Geometria.

— O que eu já sei sobre o tema?
A importância do ensino da Geometria, entre outras possibilidades, como um recurso de localização. Lógico que todos os conteúdos, cálculos, medidas e referências já fazem parte da minha prática docente.

— Quais são as ideias principais?
• O uso do Transferidor.
• Noção de ângulos complementares e suplementares.
• Soma dos ângulos internos (Si) dos polígonos convexos.

Um comentário:

  1. Gizelia,

    Boa tarde!

    Parabéns pela realização da atividade.

    Com o objetivo de contribuir para este momento de formação deixo algumas dicas:

    - o gênero livro didático, pode ser denominado como Gênero didático de matemática bem como os boxes informativos, já que o livro didático é o portador.

    Sem mais,

    Eduardo Alba

    ResponderExcluir