quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AT1, M1


Ariane da Mota/ Professora de Língua Portuguesa
EMEF "Do Bairro dos Pinheiros".

Minhas observações concernem à unidade inicial do Livro integrado (3º volume) de Língua portuguesa do 9º ano (8ª série). Intitulada “Poesia está em toda parte”, desenvolve os conceitos de “Poesia”, “Poema”, “Intertextualidade” e propõe a análise linguística das “Orações subordinadas Adjetivas”. Compõe-se da abordagem dos seguintes gêneros: 1) Ensaio crítico (escrito por Geraldo Ferraz, este nomeia a unidade, apresentando os conceitos de Poesia, Poema e do “Fazer poético”. Um bom ensaio, porque já no Ensino Fundamental desmistifica a visão romântica do poeta, assimilada pelo senso comum, como um gênio guiado pela inspiração, encarando-o como um “trabalhador da palavra”); 2) Biografia (protagonizada por Carlos Drummond de Andrade); 3) Poemas (de Drummond e Adélia Prado, cuja relação intertextual que travam entre si é sugerida para análise); 4) Passagens bíblicas (colocadas para que se estabeleçam comparações intertextuais com estrofes do “Poema de sete faces”, de Drummond); 5) Reportagem (recortada em trecho, que, mediante as atividades propostas, é analisado com o foco no uso das Orações Subordinadas Adjetivas); 6) Conto (“As fadas”, dos irmãos Grimm, também envolvido em atividades ligadas às Orações Subordinadas Adjetivas). Penso que a unidade está bem planejada, tendo, contudo, mais a oferecer se combinada a abordagens suplementares dos temas pelo professor(a).

MODULO V: GRUPO GI,GII E GIII

EMEF OSWALDO GRANDIZOLI
PROF: PATRICIA DE BIASI GUIDO
DISCIPLINA:CIÊNCIAS
MÓDULO V ATIVIDADES DO SARESP DO GRUPO GI,GII E GIII






ANTES DA AULA

Que fome, minha barriga está roncando! Ainda bem que minha mãe já está preparando o almoço. Este cheirinho de feijão fresquinho está me dando água na boca. “Felipe, venha almoçar”Ufa! Já não aguentava mais. Vou correndo para a cozinha e, sem prestar atenção, encosto o braço na panela quente. Ai! Sem querer derrubei meu prato. Sorte que eu ainda não tinha me servido. Após saborear a deliciosa comida de minha mãe, escovo os dentes e saio para a escola. No caminho, vou pensando em Juliana. Será que ela vai falar comigo hoje? Será que ela notará que eu cortei o cabelo? Nossa, já são quase 13h! O sinal já vai bater e tenho de correr para não me atrasar. Biiiiiiii Que susto! Se o motorista não buzinasse, eu não pararia e provavelmente seria atropelado por este ônibus. Atravesso a rua com mais cuidado e continuo meu trajeto para a escola. Se eu correr mais um pouco chegarei para a primeira aula. Pronto, consegui. Ainda faltam três minutos para o sinal bater. Vou beber água e passar uma água no rosto, pois estou com muita sede e todo suado. Este calor está me matando. Trrriiim! Subo para a sala de aula e no caminho encontro com ela. “Oi Juliana.” “Oi Felipe.” Você cortou o cabelo?” Senti minha bochecha corar e fiquei sem fala. A única coisa que consegui fazer foi balançar a cabeça, afirmando. A aula de Ciências começou.
GRUPO I (RECONHECER)
Os estímulos do ambiente reconhecidos por Felipe foram:
a) O cheiro do feijão, a fala da mãe, o calor da panela
b) O horário visto no relógio, a buzina do ônibus, o calor do ambiente
c) O barulho do sinal, a presença de Juliana
d) Todas as alternativas estão corretas
Descritores: resposta correta letra d: Todas as alternativas estão corretas.


GRUPO II (ORDENAR)
Os sentidos estimulados em cada situação na ordem dos acontecimentos, foram:
a) Olfato,audição,tato, visão,audição,tato,audição e visão
b) Visão, audição,tato,audição,visão, tato,audição e olfato
c) Visão,tato, audição,audição, visão, tato,olfato e visão
d) Olfato, tato, visão, visão,audição,audição, tato e visão
Descritor: resposta correta letra a

Grupo III (ANALISAR)
Analisando a reação a alguns estímulos de Felipe foram:
a) Ficar com água na boca
b) Ir para a cozinha almoçar
c) Deixar o prato cair no chão
d) Todas as alternativas estão corretas
Descritor: resposta correta letra d
EMEF: Gov Mário Covas
PROF: Karoline Nunes
Módulo V, Atvividade IV, Grupos I, II, III

GRUPO I

1) TODOS OS POVOS CONVIVEM COM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS, O NOSSO PAÍS É CONSIDERADO UM DOS MAIS REPLETO DE FESTAS, DANÇAS E SUA RIQUEZA CULTURAL É VISTA E VIVIDA EM TODOS OS LUGARES DO PAÍS. A PARTIR DESTA IMAGEM IDENTIFIQUE QUAL TIPO DE MANISFESTAÇÃO CULTURAL A FIGURA MOSTRA:



A) Dança (manifestação artística popular brasileira)
B) Teatro espanhol
c) Roda de bincadeiras
D) Jogo de capoeira

Grupo II
2) Ordene as manifestações artística e culturais conforma seu País de Origem.


A) Argentina 1) Dança Flamenca
B) Egito 2) Dança do Ventre
C) Brasil 3) Tango
D) Espanha 4) Samba

Grupo III

3) Explique de que maneira nos dias de hoje, acontece essa troca de informações culturais de diferentes Países, por exemplo, como o nosso carnaval é conhecido pelo mundo todo? Como essa informação da nossa cultura pode chegar até um outro país?





Módulo V Grupos GI,GII e GIII

EMEF OSWALDO GRANDIZOLI
PROFª PATRICIA DE BIASI GUIDO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
MÓDULO V. ATIVIDADE: GRUPO GI, GII E GIII.


ANTES DA AULA
Que fome, minha barriga está roncando! Ainda bem que minha mãe já está preparando o almoço. Este cheirinho de feijão fresquinho está me dando água na boca. “Felipe, venha almoçar”Ufa! Já não aguentava mais. Vou correndo para a cozinha e, sem prestar atenção, encosto o braço na panela quente. Ai! Sem querer derrubei meu prato. Sorte que eu ainda não tinha me servido. Após saborear a deliciosa comida de minha mãe, escovo os dentes e saio para a escola. No caminho, vou pensando em Juliana. Será que ela vai falar comigo hoje? Será que ela notará que eu cortei o cabelo? Nossa, já são quase 13h! O sinal já vai bater e tenho de correr para não me atrasar. Biiiiiiii Que susto! Se o motorista não buzinasse, eu não pararia e provavelmente seria atropelado por este ônibus. Atravesso a rua com mais cuidado e continuo meu trajeto para a escola. Se eu correr mais um pouco chegarei para a primeira aula. Pronto, consegui. Ainda faltam três minutos para o sinal bater. Vou beber água e passar uma água no rosto, pois estou com muita sede e todo suado. Este calor está me matando. Trrriiim! Subo para a sala de aula e no caminho encontro com ela. “Oi Juliana.” “Oi Felipe.” Você cortou o cabelo?” Senti minha bochecha corar e fiquei sem fala. A única coisa que consegui fazer foi balançar a cabeça, afirmando. A aula de Ciências começou.


GRUPO I (RECONHECER)
Os estímulos do ambiente reconhecidos por Felipe foram:
a) O cheiro do feijão, a fala da mãe, o calor da panela
b) O horário visto no relógio, a buzina do ônibus, o calor do ambiente
c) O barulho do sinal, a presença de Juliana
d) Todas as alternativas estão corretas
Descritores: resposta correta letra d: Todas as alternativas estão corretas.


GRUPO II (ORDENAR)
Os sentidos estimulados em cada situação na ordem dos acontecimentos, foram:
a) Olfato,audição,tato, visão,audição,tato,audição e visão
b) Visão, audição,tato,audição,visão, tato,audição e olfato
c) Visão,tato, audição,audição, visão, tato,olfato e visão
d) Olfato, tato, visão, visão,audição,audição, tato e visão
Descritor: resposta correta letra a


Grupo III (ANALISAR)
Analisando a reação a alguns estímulos de Felipe foram:
a) Ficar com água na boca
b) Ir para a cozinha almoçar
c) Deixar o prato cair no chão
d) Todas as alternativas estão corretas
Descritor: resposta correta letra d

Módulo V Grupos GI,GII e GIII


Módulo 3 - SARESP: Grupo I
Atividade atrasada - 01/12/11
Juliana Ribeiro Alves Negrin Gregório – Arte
EMEF Vila Thomazina

Descritor:
Observar e identificar uma descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas do objeto.

Atividade:

1 - Observe as imagens:


                                  
Figura 1                                                                           Figura 2

Assinale a alternativa que contenha a figura que melhor transmita a sensação de profundidade (perspectiva):
a) Figura 1;
b) Figura 1 e 2;
c) Figura 2;
d) Nenhuma das figuras.


Relatório:
   
     A atividade foi aplicada na 6ª série/ 7° ano A da EMEF Vila Tomazina. Os resultados foram bons, evidenciando inclusive que houve um aprendizado satisfatório dos conteúdos apresentados.
     Dos 30 alunos que realizaram a avaliação, 26 identificaram a alternativa correta. Os demais (4 alunos) marcaram o distrator (alternativa b), justificando que as duas imagens transmitem a ideia de profundidade. Estes não se atentaram à solicitação da questão, que era observar a que melhor transmitisse tal ideia.

Módulo II Gêneros Textuais

Atividade de Português
Elisângela P. de Souza
Analise do Texto, O rádio via internet de Heródoto Barbeiro , Volume 3, 8º ano.
- Qual é o gênero? Artigo de opinião.
- A quem se destina? A profissionais do rádio e internet. E também a leitores em geral.
- Onde é veiculado? Revista, jornais e internet.
- Qual o objetivo ? Mostra o avanço do rádio.
- Qual o tema? Rádio na era tecnológica.
- O que eu já sei sobre o tema? O rádio como meio de comunicação é essencial para a sociedade, pois trás informações exatas e eficazes. E também nos diverte trazendo diversos de entretenimento, assim como , música , fofoca , piadas e outros.
- Quais são as idéias principais? Proporcionar aos ouvintes novas formas de interação.
-Com que argumentos as idéias são defendidas? Mostrar que assim como qualquer outro meio de comunicação o rádio também se revolucionou.