quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AT3, M3



Ariane da Mota/ Professora de Língua Portuguesa
EMEF "Do Bairro dos Pinheiros".


Relatório referente à aplicação da atividade solicitada como tarefa do módulo 3 (parte I)

O descritor para a atividade esperava que o aluno tivesse competência linguística para estabelecer a correspondência de sentidos entre o segmento verbal e o não-verbal do anúncio publicitário disponibilizado, entendendo a sua importância na função social do gênero. A imagem trazia um rinoceronte que figurava como a base do automóvel foco do anúncio, o qual estava posicionado acima do animal estendido por cabos, de modo que a fotografia sugeria que o rinoceronte era parte do veículo, ratificando, sua base. Ao lado, um curto segmento verbal expunha a nova tecnologia trazida pelo carro: “Com o sistema AWC-R o Mitsubishi Pajero Full decide por si próprio como estabilizar, frear e corrigir a trajetória. Mitsubishi Pajero Full 2099 com AWC-R. É mais que tecnologia é instinto”. A questão pedia que os alunos estabelecessem particularmente as conexões semânticas entre este último período e a imagem.
Solicitei que a resolvessem em duplas e que respondessem de maneira oral. Com isso, esperava explorar as demais habilidades do grupo um, além das cognitivas: as de naturezas afetiva e social.
A correção da atividade assim se desenvolveu: pus o anúncio na lousa digital e pedi que cada dupla se manifestasse. A cada exposição oral eu questionava se as demais duplas concordavam ou descordavam e por quê. O aproveitamento dessa estratégia foi muito bom, uma vez que cada dupla, por intermédio das minhas interpelações diante das exposições das demais, teve a possibilidade de rever e reconstruir suas respostas ou mesmo mantê-las e reafirmá-las.
Foram possíveis ser distinguidas três respostas predominantes, aqui traduzidas por mim na modalidade escrita: 1) A imagem demonstrava através da figura do rinoceronte que o carro era forte e resistente, daí a sedução do “leitor-consumidor” (esta resposta circunda as informações visuais mais óbvias, não sendo a mais completa ou a correta, contudo); 2) O veículo apresenta em sua nova tecnologia de freios um instinto próprio de defesa e reação, tal qual o do animal e ainda demonstra uma base forte, um volume imponente também como o do rinoceronte. A semelhança entre os dois elementos ainda seria assinalada pela mesma coloração que apresentam na figura. Essa construção de sentidos é o que faria a mensagem do anúncio seduzir o “leitor-consumidor” (resposta correta e esperada); 3) Que o animal estava extinto e que o carro também era raro como aquele (resposta fora da interpretação sugerida pelo anúncio e que demonstra uma confusão de ordem ortográfica e semântica entre os vocábulos instinto e extinto, mas acabou gerando um bom e divertido momento de reflexão na turma diante do que é possível ou não inferir a partir de um texto, além do esclarecimento da própria questão ortográfica).
Das dez duplas formadas, cinco responderam a primeira resposta, quatro responderam a segunda e correta resposta e uma dupla apenas respondeu a terceira resposta. O quadro demonstra que a maioria da turma não atendeu ao descritor proposto. Porém, tem-se um balanço de saldo positivo, pois um número significativo de duplas acertou a questão, um número considerável de alunos, embora não tenham acertado, não fugiram completamente os sentidos construídos pelo texto e apenas um número irrisório de alunos se afastou completamente da interpretação prevista, o que não se configura como um resultado ruim. Isso demonstra que se trabalhando como reconhecer as mensagens centrais na construção dos textos de maneira mais intensa o quadro de erros facilmente é revertido. Refletindo-se sobre a aplicação da atividade de maneira mais geral, de fato, foi possível trabalhar e avaliar algumas das habilidades cognitivas, afetivas e sociais da turma e atestar um ganho tanto para a formação dos alunos, quanto para a minha própria prática pedagógica, que agora se mantém muito mais atenta quanto à questão de avaliar os alunos em função dos descritores previamente propostos, revertendo as possíveis fugas dos alunos a estes também em formas de construção de um aprendizado profícuo.

Um comentário:

  1. Excelente relatório. Você compreendeu bem os conceitos trabalhados no curso e garantiu a aplicabilidade deles em sala de aula. Parabéns!
    Lido e comentado por: Letícia

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