domingo, 27 de novembro de 2011

Modulo III- Atividade 3- Saresp/ descritores e distratores

Formação Continuada: Reflexão e Interdisciplinaridade

EMEF Gov. André Franco Montoro
Professor (a) Victor Hugo Cardoso Braga
Disciplina Educação Física
Módulo _3__ - Atividade - SARESP: Grupo I

Módulo 3 - SARESP: Grupo I

O descritor escolhido a ser explorado nessa atividade é conhecer, assim como reconhecer, o local de origem da capoeira. A atividade foi elaborada para uma turma da 7ª série/8°ano do ensino fundamental, vale ressaltar que o conteúdo já havia sido previamente trabalhado.

Questão:

Em qual país surgiu a capoeira?

a) No Brasil
b) No continente africano
c) Na Europa
d) Nos Estados Unidos da América.

A resposta correta é a alternativa A, já que a capoeira surgiu no Brasil com grande influência dos escravos vindos do continente africano na época da colonização do Brasil. Acredito que por toda essa relação que os africanos tiveram na criação da capoeira, alguns alunos optaram pela alternativa B.
Portanto o descritor nesse caso seria conhecer sobre o conteúdo que estava sendo tratado nessa questão, além de reconhecer através das outras alternativas, qual seria a correta. Nessa questão, o principal distrator se mostrou na alternativa B, onde alguns alunos optaram por ela, se confundindo com a grande contribuição que tal povo teve nas origens dessa prática.
Para desenvolver essa habilidade trabalhada, é possível trabalhar com textos informativos, pesquisas em livro, Internet, revistas, ou seja, tudo aquilo que pode acrescentar ao aluno algum tipo de conhecimento importante para o seu desenvolvimento.

Um comentário: