domingo, 27 de novembro de 2011

Módulo 2 - Atividade 2 – Estudo dirigido: Tema e gêneros/ Epistemologia

Formação Continuada: Reflexão e Interdisciplinaridade

Professor (a) Victor Hugo Cardoso
Disciplina Educação Física
EMEF Gov. André Franco Montoro

Módulo 2 - Atividade 2 – Estudo dirigido: Tema e gêneros/ Epistemologia

Atividade 2 – Estudo dirigido. Material de estudo - Livro Didático Integrado do Sistema Positivo de Geografia da 5ªsérie/6°ano - 3º volume.

Área do conhecimento? Geografia.e matemática

Qual é o gênero? Informativo, contendo também ilustrações e fotografias.

A quem se destina? Destina-se ao público em geral, mas por estar inserido no livro didático da 5ª série, esse seria o principal público alvo.

Onde é vinculado? Está vinculado no 3º volume do livro didático de Geografia, da 5ªséri/6ºano.

Qual é o objetivo? Lembrar o aluno que o espaço geográfico é composto tanto pela sociedade, como pela natureza. Pois nem sempre lembramos que tudo que fazemos no nosso cotidiano, tudo que criamos, utilizamos dessa natureza, portanto conhecê-la se torna algo essencial.

Qual é o tema? A natureza no espaço geográfico.

O que eu já sei sobre o tema? Sobre o tema eu sei que, a natureza, mesmo que passe despercebido aos nossos olhos, e as nossas vidas corridas, está presente e é responsável por tudo que realizamos no nosso cotidiano.

Quais são as idéias principais? O texto tem como idéia principal, os elementos que constituem o planeta terra, falando sobre os elementos naturais de que nosso planeta é constituído, e logo depois focando mais na atmosfera, fala um pouco sobre a poluição na cidade de São Paulo, desde os agentes causadores, até as causas de todo esse mal.

Com que argumento as idéias são defendidas? Os argumentos utilizados para a defesa da idéia neste caso, são a grande quantidade de indústrias, de automóveis, entre outros agentes causadores de poluição, até o próprio relevo da cidade, que segundo o texto dificulta a circulação do ar na região.l

Um comentário: