quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Módulo 5 - SARESP - Grupo III

EMEF Vila Thomazina

Professora: Márcia Achete

Disciplina: Língua Portuguesa

Gênero: Conto

Livro Didático Integrado Aprende Brasil
Língua Portuguesa: 5ª série / 3ºvolume EF (página 12)


AS LUAS DE LUÍSA

A terra tem uma lua. Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando o céu. Era quando a mãe chegava e dizia: "Para com isso, amanhã, você tem que acordar cedo". O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas:" Luísa, você é de lua!". E fechava a janela. Luísa navegou nos bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu que o tempo, com sua velocidade, também parecia absurdo, esticando as crianças, envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e acendendo as estrelas. Olhou para o seu novo corpo de menina-moça e viu alguns de seus estados-luas de espírito se afastarem lentamente.

Foi quando se deu conta do brilho da lua real, cheia e prateada que ilumina os corações apaixonados. Alguma coisa estava mudando dentro dela, se sentia menos absurda. Mas não muito: agora, quando olha para o céu, Luísa sonha com um lugar encantado, onde as fadas se encontram com os sapos e fazem deles...príncipes!

FRATE. Diléia. Histórias para acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. p.72 Editora Shwarcz Ltda

1) As luas de Luísa se resumiam em:

A Trinta luas perto de si e trinta luas longe.

B Exatamente trinta luas.

C Vinte luas como Saturno.

D Trinta ou mais luas.

DESCRITOR: D


2) O texto relaciona as emoções de Luísa com:

A Aquilo que sua mãe lhe diz.

B Com luas.

C Com planetas.

D Com adultos.

DESCRITOR: B


3) A mãe de Luísa compara as emoções da filha com luas porque:

A As luas possuem fases que mudam constantemente.

B A mãe de Luísa gosta de luas.

C A mãe de Luísa tornou-se adulta e não consegue enxergar o mundo como criança.

D As luas de crianças são diferentes das luas de adultos.

DESCRITOR: A

Um comentário:

  1. Márcia, ótima escolha do texto! Na sua atividade houve uma confusão entre descritor e distrator. No caso, o que você coloca como descritor é na verdade o distrator (questões propostas) e o descritor da atividade ficou faltando especificar, seria a hablilidade que você pretende que seu aluno desenvolva: por exemplo - com a questão 1, você poderia colocar como descritor: LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS NO TEXTO, ok? Lido e comentado por: Letícia

    ResponderExcluir