quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Módulo V - Saresp: grupo III

Gênero: Texto informativo
LDI 4º volume 8º ano - Ciências, unidade11, pag.27
O excesso de barulho pode causar muitos danos às nossas orelhas, seja no tímpano seja nas células sensitivas. mas não é só na audição que a poluição sonora interfere. Ela pode provocar, também, estresse, distúrbio do sono, surdez, dores de cabeça, falta de concentração, aumento dos batimentos cardíacos e hipertensão. A gravidade depende da intensidade do som e do tempo que ficamos expostos a ele. a intensidade do som é medida em decibels. Pessoas com audição normal podem escutar sons a partir de 10 decibels. sons de até 85 decibels são considerados inofensivos á audição.
Questão Grupo I
Sons acima de determinada intensidade causa danos à nossa audição. Identifique a partir de que medida uma pessoa pode ter problemas para ouvir claramente o mundo à sua volta:
a) 85 decibels
b) 86 decibels
c) 75 decibels
d) 10 decibels
DESCRITOR: b)

Questão Grupo II
São muitas as interferências que a poluição sonora causa ao nosso organismo. São cientificamente comprovadas:
a) surdez, sudorese e hipertensão
b) surdez, sudoreze e falta de concentração
c) surdez, hipertensão e excesso de sensibilidade
d) surdez, estresse e falta de concentração
DESCRITOR: d)

Questão grupo III
Os distúrbios do sono podem estar relacionados à exposição excessiva à altas intensidades sonoras. Isso ocorre porque o nosso corpo é formado por sistemas intimamente relacionados uns aos outros. Especificamente para explicar a insônia relacionamos o sentido da audição ao sistema:
a) nervoso
b) circulatório
c) endócrino
d) respiratório
DESCRITOR: a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário