segunda-feira, 28 de novembro de 2011

módulo 1 - atividade 1

Formação Continuada: Reflexão e Interdisciplinaridade
Módulo 1: Correntes Pedagógicas.
Cursista: Mahara Hebling
Escola: EMEF Governador André Franco Montoro
1ª Atividade: Relato de análise dos gêneros presentes no Livro Integrado.
Unidade escolhida para análise: “O Rádio na vida das pessoas” – Unidade 6 do volume 3 do livro integrado da 7ª série/ 8º ano.
O livro integrado de língua portuguesa sempre apresenta uma grande diversidade de gêneros relacionados, ou não, com o tema da unidade. Nesta unidade, o primeiro gênero apresentado, uma reportagem, anuncia o tema da unidade, o rádio, e abre caminho para o trabalho com outros gêneros escritos, como o trava-língua e a pesquisa, e gêneros orais, como os propostos no trabalho de produção de um programa de rádio (aqui também aparece o gênero roteiro, para planejamento do programa) e o debate.
No nosso livro integrado, a reflexão sobre a língua está vinculada ao estudo do texto inicial, mas também se utiliza de outros gêneros para contextualizar e dar significado ao conteúdo trabalhado. A unidade em questão utiliza-se de manchetes, propaganda e tira humorística para este propósito. É interessante perceber que estes gêneros, aparentemente secundários dentro da unidade, também não são escolhidos aleatoriamente, ao contrário, estes gêneros não só se relacionam com o tema da unidade como entre si. Desta forma, a manchete usada em um exercício remete a influência da mídia na nossa sociedade e a propaganda e a tira humorística destacam as propagandas vinculadas nos diversos meios de comunicação como modificadoras de comportamento.
O uso diversificado de gêneros vinculado a prática do trabalho em grupo e da reflexão contextualizada sobre a nossa cultura desperta o interesse dos alunos ao possibilitar a construção coletiva do conhecimento.
***

2 comentários: