EMEF. Dr. Francisco Monlevade
Professora: Leandra Barbosa Nunes
Disciplina: Arte
Módulo 2 - Atividade 2
Análise da página. 03,04,05 e 06 (volume 3)
Área de conhecimento: Arte
Gênero: Didático (descritivo, ilustrativo e informativo).
Destina-se: Alunos e educadores.
Veicula-se: Livro didático integrado do sistema positivo (3º volume)
Objetivo: Fazer com que o aluno não tenha só contato com as linguagens artísticas na aula de arte, mas também com a linguagem escrita presente no ambiente social, criando condições para que os mesmos descubram o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse, curiosidade e habilidades necessárias para o uso social desta linguagem.
Tema: Comunicação escrita nas linguagens artísticas
As atividades do livro didático oferecem condições para que os alunos aprendam a formular questões, diagnosticar e propor soluções reais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar. Uma das atividades do livro “Descobrindo os segredos das Arte” propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.O aluno é estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções.
A linguagem escrita é incentivada quando o educando vivencia um ambiente inteletualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, o livro didático é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas, quadrinhos. As atividades do livro didático consegue promover o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão,partindo desse pressuposto, quando as várias formas de conhecimento são estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando as diversas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, sonoro-musical, cinestésico-corporal, naturalista e interpessoal.Nesse modelo de aprendizagem, os educandos, e todos os sujeitos envolvidos são atores e autores do processomdomaprender.
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