E.M.E.F. José Poli de Oliveira
Professora Dirana Ferreira dos Santos
Disciplina História
Modulo :1 Atividade : relatório
Relatório
Após a análise dos gêneros e dos temas a elencar: A casa Grande e a Senzala; a sociedade patriarcal e A escravidão no Brasil, abordados no volume 03- do material didático da Editora Positivo, 6º ano, pode-se observar a presença de textos narrativos e informativos, leitura de gráficos, interpretação de mapas, artigos de revistas , documentos e poemas.
Os gêneros textuais narrativos estão presentes nos textos que relatam de forma detalhada a viagem feita pelos escravos oriundos do continente Africano até a sua chegada no Continente Americano.
Os gráficos ajudam os alunos a entender a cronologia da vinda dos escravos e os mapas permitem a leitura sobre a sua origem.
Já os textos informativos trás esclarecimentos que permitem reflexões sobre a vida nas senzalas , o modo de vida da sociedade colonial, o cotidiano das mulheres das diversas classes sociais , a participação dos escravos na construção do Brasil e a forma dos escravos reagirem à escravidão fundando os quilombos.
Quanto ao gênero poema, induz os alunos a uma reflexão sobre o sofrimento vivido pelos escravos e as obras de arte de Debret complementam essa reflexão.
A interdisciplinaridade se faz presente nas diversas áreas do conhecimento a citar: matemática, português, geografia e artes, claramente identificadas nos temas mencionados.
Olá,Dirana gostei da sua contribuição, isso mesmo sempre temos mais a aprender. Notei alguns pequenos equívocos no emprego de gêneros e tipos textuais, ao citar gêneros narrativos, na verdade são tipos narrativos dentro do gênero didático de história, ok?
ResponderExcluir