quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Módulo V

EMEF. Prof° Luiz de Carvalho.

Prof. Marlene R. Queiroz

Prof. Elisangela Gonçalves de Moraes

APOSTILA 4º BIMESTRE – PÁG. 10

TEXTO: Por que existem várias cores de terra?

De acordo com o texto, responda as questões:

GI- Observar

P.Quais são as pessoas que estão conversando neste texto?

a) Pedro

b) Pedro e os especialistas Rickardo Gomes e Ivana S. Marques

c) O agrônomo e a Bióloga.

· Descritor: Identificar que a pergunta está no plural e também observar os nomes dos especialistas que constam no rodapé do texto.

GII- Realizar


P. De acordo com o texto I e II (resposta que Pedro recebeu), quais são os componentes químicos que mudam a cor da terra?

a) Óxido de carbono, óxido de ferro e feldspato

b) óxido de ferro e feldspato.

c) Óxido de ferro, óxido de cobre e o feldspato.

· Descritor: Realizar uma leitura compreensiva dos dois textos e verificar que a explicação está no texto da resposta.

GIII- Compreender

P. Embora o texto intitula seção “curiosidades” (Revista Recreio), portanto pertence ao gênero Reportagem. Existem mais dois gêneros envolvidos, quais são eles?

a) Gênero e-mail, carta ao leitor

b) Gênero reportagem, gênero e-mail

c) Gênero reportagem, carta ao leitor

· Descritor: Já existe o gênero reportagem mencionado na pergunta, portanto o aluno deve analisar e compreender quais os outros gêneros presentes.

*

Um comentário:

  1. Muito bem! A atividade está de acordo com a proposta e demonstra que vocês compreenderam muito bem os conceitos discutidos durante o curso.
    Lido e comentado por: Letícia

    ResponderExcluir