sábado, 26 de novembro de 2011

módulo III- Atividade 3- SARESP/ Descritores e distratores

EMEF OSWALDO GRANDIZOLI
PROFª PATRICIA DE BIASI GUIDO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
MÓDULO III – ATIVIDADE 3- SARESP/DESCRITORES E DISTRATORES


O OURO DA BIOTECNOLOGIA

Até os bebês sabem que o patrimônio natural do Brasil é imenso. Regiões como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica- ou o que restou dela- são invejadas no mundo todo por sua biodiversidade. Até mesmo ecossistemas como o do cerrado e o da caatinga têm mais riqueza de fauna e flora do que se costuma pensar. A quantidade de água doce, madeira, minérios e outros bens naturais é amplamente citada nas escolas, nos jornais e nas conversas. O problema é que tal exatação ufanista ("Abençoado por Deus e bonito por natureza") é diretamente proporcional à desantenção e ao desconhecimento que ainda vigoram sobre essas riquezas.
Estamos entrando numa era em que, muito mais do que nos tempos coloniais (quando o pau-brasil, ouro, borracha, etc. eram levados em estado bruto para a Europa), a exploração comercial da natureza deu um salto de intensidade e refinamento. Essa revoluçaõ tem um nome: biotecnologia. Com ela, a Amazônia, por exemplo, deixará em breve de ser uma enorme fonte potencial de alimentos, cosméticos, remédios e outros subprodutos: ela o será de fato e de forma sustentavel.
Com sua pesquisa cientifica carente, idefinição quanto à legislação e dificuldades nas questões de patenteamento, o Brasil não consegue transformar essa riqueza natural em riqueza financeira. Diversos produtos autóctones, como o cupuaçu, já foram registrados por estrangeiros- que nos obrigarão a pagar pelo uso de um bem original daqui, caso queiramos ( e saibamos) produzir algo em escala com ele. Além disso, a biopirataria segue crescente. Até mesmo os índios deixam que plantas e animais sejam levados ilegalmente para o exterior, onde provavelmente serão vendidos a peso de ouro. Resumo da questão: ou o Brasil acorda para a nova realidade econômica global, ou continuará perdendo dinheiro como fruta no chão.
Uma frase que resume a idéia principal do texto é:
a) A Amazônia deixará de ser fonte potencial de alimentos.
b) O Brasil não transforma riqueza natural em financeira.
c) Os índios deixam animais e plantas serem levados.
d) Os estrangeiros registraram diversos produtos.

Descritor: resposta correta é a letra b.
Para responder corretamente este item o aluno precisaria ler o texto e identificar dentre as frases apresentadas, qual sintetiza a idéia global do texto. É importante ressaltar que todas as alternativas de respostas são assuntos tratados no texto, porém apenas uma resume a idéia global.

DISTRATORES:HABILIDADE:
Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem. Isso é feito ao relacionarem-se diferentes informações para construir o sentido completo do texto

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