quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Módulo I - Atividade 1 - relato individual

EMEF Governador Mário Covas
Professora: Alessandra Alves Andrade
Disciplina: Língua Inglesa
Módulo 1 - Correntes Pedagógicas Atividade 1

A primeira unidade do livro de Língua Inglesa (volume III), do 5º ano, é uma narrativa através de uma história em quadrinhos, na qual, o autor envolve aspectos culturais, usa situações do cotidiano e encoraja o leitor (aluno) a participar da história.
O tema é a compra de um imóvel, a história se passa na casa do personagem George e toda família participa da escolha da nova casa que é feita através da internet. A gramática (expressão:Do you like?), objetivo principal da unidade, não é tratada de forma isolada ela está presente no contexto comunicativo, ou seja, na fala dos personagens, nas figuras e nas descrições. Observo que o autor destaca o uso da internet, uma valiosa ferramenta para uso de informações, tornando a história mais real e aproximando a linguagem aos alunos.
Percebo que organização desta unidade e de todo o volume do material didático foi programada para desenvolver nas crianças as competências e a confiança em processos de aprendizagem de uma língua estrangeira. Os alunos aprendem melhor quando as informações são apresentadas com uma variedade de formas: coesão e coerência nos diferentes tipos de textos (verbais e não verbais), paráfrases, desenhos, brincadeiras, teatros, jogos, etc.

Um comentário: