domingo, 6 de novembro de 2011

Módulo 5 – Saresp/ G1,2 e 3

EMEF. Dr. Francisco Monlevade
Professora: Leandra Barbosa Nunes
Disciplina: Arte
Módulo 5 – Saresp
As questões se baseiam no texto da página 14 do Livro integrado do 3º ano – 3º volume.

Vamos começar imaginando?

Amar e linha

A linha e a cor entraram em guerra para provar quem era mais importante na arte.
A cor disse ser ela. A linha achou engraçado e desenhou um sorriso debochado.
A cor jogou, nela, tinta amarela. A linha virou um quadrado, vazado. E a tinta... Caiu lá, do outro lado.
Para resolver o conflito, cada uma chamou um artista advogado.
Ingres, que era neoclassicista, disse que a linha era importante.
E para provar por A+B. mostrou um retrato elegante.
O romântico Delacroix disse ser a cor, e não o traçado.
E provou, expondo a liberdade na tela que tinha pintado.
Mas quem era o jurado?
Coubert, um realista?
Da Vinci, renascentista?
Van Gogh, expressionista?
Duchamp, dadaísta?
Monte, impressionista?
Todos se apresentaram!!!
Enquanto aguardavam o veredito...
Bello, Maristher Motta. Amar e linha, Curitiba, 2007.

Questões

Descritor: Observar informações nos textos: escrito e imagem.

1 – O assunto principal do texto é:
a)A guerra entre a linha e a cor
b)Imaginação
c)Amor pela arte
d)A amizade entre a linha e a cor

Descritor: Relacionar imagens e informações nos gêneros.

2 – Para resolver o conflito o que linha e cor fizeram?
a)Elas conversaram para tentar de entender
b)Elas chamaram para cada uma um artista advogado
c)Cada uma ficou emburrada em seu canto
d)Não conversaram mais

Descritor: Analisar dados nos textos.

3-A linha e a cor entraram em guerra para provar quem era mais importante na arte. Cansadas, cor e linha abraçadas, compreenderam que:
a)A discussão era bobagem, pois juntas ou separas, as duas formavam a arte da imagem.
b)Tudo depende do olho de cada um e do estilo concreto do artista.
c)Nem uma e nem outra são importante para a arte.
d)A cor é importante na arte, e não o traçado.

Um comentário: