quarta-feira, 30 de novembro de 2011

M1, ATIV1, RELATO – MATERIAL DE ESTUDO

MODULO 1, ATIV 1, RELATO – MATERIAL DE ESTUDO
EMEF: “Governador Mário Covas”
NOME: Débora Cassalho

Observando a 1ª unidade do Livro Integrado do 4º ano (3ª série) vol.3 de Língua Portuguesa, notei que é uma unidade rica em gêneros, como: lendas, canções, contos, textos científicos e verbetes de dicionários.
Nessa unidade o professor poderá trabalhar as características de uma lenda, bem como comparar informações presentes em textos científicos, usar verbete de dicionário para identificar palavras localizadas na leitura, ampliação do vocabulário. Alem do uso da pratica da oralidade através de opiniões e comentários referente aos textos trabalhados nesta unidade.
Com a diversidade de gêneros textuais apresentada em sala de aula, o professor tem a excelente oportunidade de trabalhar a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano. Além disso, contribui para o aprendizado da pratica de leitura, produção e compreensão. Dando assim condições significativas de melhoria de ensino da língua.
Os gêneros do livro integrado permitem a articulação das atividades entre outras áreas do conhecimento. É importante possibilitar aos alunos a discussão sobre os diferentes sentidos atribuídos a um texto.
Esta unidade do livro integrado proporciona o contato com uma diversidade de gêneros a serem trabalhados para a melhora da comunicação oral e escrita dos nossos alunos.

Um comentário: