terça-feira, 8 de novembro de 2011

EMEF Ver. José Poli de Oliveira Dorta
Professora Kátia Fredo
Língua Portuguesa
Sotaques da resistência, Isadora Marques
Gênero textual reportagem – 7ª série - páginas 2 e 3 do LDI (4º volume).
1- 1- A reportagem em questão usa uma linguagem impessoal. Entretanto, há trechos em que podemos notar a posição da repórter sobre o assunto tratado. Identifique um desses trechos:
A- “A expansão dos meios de comunicação de massa, sabe-se, atua a favor de uma unidade linguística, com programas de TV suprimindo as nuances autênticas dos falantes na composição de tipos regionais e estabelecendo um modo de falar ‘típico irreal’.”
B- “todos os modos de fala são de um tipo ou de outro.”
C- “É assim que, muitas vezes, o falar alheio causa estranhamento ou é considerado ‘inferior’, ‘feio’, ‘pior’.”
D- “Sempre tivemos ao longo da história uma língua de prestígio, imposta pelo poderio econômico.”
ALTERNATIVA CORRETA: “A”.
DESCRITOR: Espera-se que o aluno seja capaz de identificar a opinião da repórter no texto.
2- 2- A linguagem utilizada na reportagem é a variação padrão da língua portuguesa. Além disso, o texto é escrito na 3ª pessoa e é composto, majoritariamente, de verbos conjugados no presente. Isso se dá por que
A- A autora não quer deixar transparecer sua opinião.
B- A comunicação jornalística é referencial, isto é, informa sobre algo atual que acontece no mundo exterior.
C- A maioria das reportagens é escrita de forma impessoal. Assim sendo, a autora obedeceu a essa regra.
D- As reportagens sempre tratarão de assuntos atuais.
ALTERNATIVA CORRETA: “B”.
DESCRITOR: Espera-se que o aluno seja capaz de interpretar adequadamente o texto e explicar o motivo que o leva a raciocinar de uma determinada forma.
3- 3- De acordo com a leitura da reportagem, podemos afirmar que:
A- Nós, brasileiros, vivemos em um país de dimensão continental, por isso há tantas formas de se falar aqui.
B- A TV distorce as várias formas regionais da fala com o objetivo de ridicularizá-las perante a sociedade.
C- Segundo os especialistas em linguagem (linguistas) citados no texto, não há uma forma de linguagem melhor do que a outra, portanto, não é possível fazer julgamentos de valor.
D- A reportagem tem, por essência, confirmar que as divisões dialetais no Brasil são causadas pela nossa geografia.
ALTERNATIVA CORRETA: “C”.
DESCRITOR: Espera-se que o aluno seja capaz de avaliar, julgar as opiniões dos linguistas, constantes no texto.

Um comentário:

  1. Ótima atividade. Os conceitos estudados foram muito bem aplicados e os decritores estão totalmente de acordo com as habilidades avaliadas. Parabéns!
    Lido e comentado por: Letícia

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