quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade descritores G I, II e III.

EMEF Oswaldo Grandizoli
Professora Ana Aline – Português
Atividade envolvendo grupos I, II e III.
Textos do livro integrado 4º volume, 5ª série, página 3.

GI - Com base no texto abaixo, identifique a oração correta:

“Torta de guaraná

Ingredientes

3 gemas
1 latinha de guaraná
2 pacotes pequenos de bolacha champanhe
1 lata de leite condensado
1 litro de leite

Modo de fazer
Leve ao fogo o leite condensado, o leite e as gemas. Mexa até formar um creme. Molhe as bolachas no guaraná e alterne com o creme. Leve à geladeira e depois sirva.”

a) O texto apresenta um anúncio publicitário de uma torta.
b) Os recursos da propaganda atingiram o objetivo proposto.
c) O texto instrucional detalha como se prepara uma receita e o que deve ser usado.
d) É um poema que ensina a fazer uma receita.

GII – A partir da leitura do texto podemos concluir que:

a) O texto tem obrigação de apresentar determinada sequência.
b) O texto instrucional deve apresentar organização para ser bem compreendido.
c) É utilizada a metáfora para apresentar os dados.
d) Estabelece ironia entre os ingredientes e o modo de fazer.

GIII – Analisando o texto já lido e comparando-o com o texto abaixo, podemos afirmar que:

“Que susto
O cavalo-marinho
Saiu para brincar
De fazer cavada
Na barriga do mar

Ma o danadinho
Não teve sorte
E logo encontrou
No seu caminho
Uma tal cavalaria
De cavalinhos-gigantes
Mas tão grandes!
E tão pequenos!
Cavaloando no azul
Da barriga do mar

Daí o coitadinho
De tanto medo
Tirou o seu
Cavalinho
Da chuva
E se picou
Sozinho”

a) Os dois textos são narrativos.
b) O primeiro texto é instrucional e o segundo visa passar uma informação.
c) Os dois textos passam informações através de poema.
d) O primeiro texto detalha um preparo de alimento e o segundo é um poema narrativo.

Um comentário: