segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As estrelas

EMEF “ Vereador José Poli de Oliveira Dorta”.

Professor(a) Lúcia

Disciplina : Português.

Módulo III – Saresp: grupoI

AS ESTRELAS

Monteiro Lobato

Numa das noites daquele mês de abril estava Dona Benta na sua cadeira de balanço, lá na varanda, com olhos no céu cheio de estrelas. A criançada também se reunira ali.

Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro.

-Vovó, Emília está botando a língua para mim!

Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha.

- Que é vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada. - disse Pedrinho. Dona Benta não pôde deixar de rir-se. Pôs nele os óculos e puxou-o para o seu colo e falou:

- Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada?

- Só vejo estrelinhas. - murmurou o menino.

- E acha pouco, meu filho?

1. A história contada se passa

(A) na varanda da casa de Dona Benta.

(B) na imaginação de Emília.

(C) na cozinha de Tia Anastácia.

(D) no céu inventado de Pedrinho.

O descritor desta atividade e a letra(A), o aluno deverá ler a atividade e identificar o espaço da narrativa. Como é uma história de Monteiro Lobato, cuja personagem principal e a peralta Emília o distrator desta atividade ficaria com a letra (B) pela imaginação fértil da boneca de pano.

Relatório :

A atividade “ As estrelas “ de Monteiro lobato foi aplicada para a sala ( 6º ano – 5ª série) como previsto os alunos que não tiveram o cuidado de realizar uma leitura minuciosa errou no descritor, pois o trecho relacionado a resposta encontra-se no primeiro parágrafo. Os alunos na ansiedade da realização da atividade, não prestaram a devida atenção.

2 comentários:

  1. Lúcia, atividade ok. (O conceito de descritor foi especificado no comentário da atividade posterior, por favor verifique). Pelo relatório, notamos que há necessidade de fazer uma retomada e explicitar aos alunos que não acertaram a questão a melhor maneira de se resolver a atividade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste texto vou fazer no 4° pra eles

    ResponderExcluir