quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Relato sobre a aplicação da atividade

Formação Continuada: Reflexão e Interdisciplinaridade
Módulo III: SARESP: Grupo I.
Cursista: Mahara Hebling
Escola: EMEF Governador André Franco Montoro

3ª Atividade: Elaborar uma atividade que contemple alguma habilidade do grupo I e explicitar o descritor. – Relato sobre a aplicação da atividade.


A atividade foi aplicada em uma sexta série. Devido a problemas com as fotocópias, tivemos que fazer a leitura coletiva da questão e observar a imagem na lousa digital. Mas, como foi explicado aos alunos, a atividade foi realizada individualmente. Dezoito alunos realizaram a atividade, dentre eles, catorze alunos escolheram a resposta esperada, a alternativa C, demonstrando terem reconhecido tanto o gênero do texto lido e quanto sua finalidade. Apenas um aluno escolheu a alternativa B, que revela confusão a respeito do gênero estudado e sua real finalidade. A identificação do texto lido como um cartaz deve estar relacionada ao fato de o texto utilizar uma linguagem mista, verbal e não-verbal. Já a finalidade apontada como certa, revela um não entendimento do texto que acompanha a imagem. Não podemos considerar que ele não leu a frase, já que ela foi lida para toda a sala. Os outros três alunos escolheram como resposta a alternativa D. Nesse caso, mais do que demonstrar uma desatenção a respeito do gênero lido, esse distrator revela que os alunos não entenderam corretamente a frase e não a relacionaram com a imagem do anúncio.
Para o desenvolvimento da habilidade, podemos retomar o gênero anúncio publicitário, analisando sua estrutura e sua função comunicativa.

2 comentários:

  1. Olá!
    Desculpem o atraso para enviar o relato. Mão tenho internet em casa. Espero que o relato estaja dentro do esperado.
    Até o próximo encontro,
    Mahara.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Mahara, é isso mesmo! Nota-se que a maioria dos alunos estão bem quanto as habilidades do grupo I - competências para observar, mas ainda se faz necessário uma retomada com os alunos que não atingiram as expectativas.
    Lido e comentado por: Letícia e Adriane

    ResponderExcluir