quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Módulo III - SARESP - Análise da atividade - grupo I

Gabriela Olga Basso Marcondes

Roberta Bellodi Dias

EMEF Governador André Franco Montoro

Geografia

Geografia – Apostila 3 – 8ª série

Unidade 10

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Analisando a imagem o que provoca os terremotos e (ou) maremotos no Japão:

a) a presença de vulcões ativos nas ilhas.

b) o recorte territorial composto por ilhas.

c) o movimento das correntes marítimas.

d) o movimento de acomodação das placas.

Relatório do Professor e Reflexão da Gestão (coordenação/direção)

A maioria dos alunos não teve dificuldade devido aos acontecimentos no Japão anunciados amplamente nos meios de comunicação. O tema foi tratado de forma explícita e os alunos trouxeram as dúvidas para sala de aula. Assim, quando chegamos ao conteúdo de terceiro bimestre na Unidade 10, trabalhamos o Japão e os alunos já tinham um conhecimento prévio dos fatores causadores das catástrofes.

Resultado: dos 15 alunos presentes, 12 encontraram o destrator, 2 assinalaram a alternativa (C) e 1 a alternativa (B).

Os alunos que assinalaram a alternativa “(c) o movimento das correntes marítimas” podem ter recorrido ao fato dos meios de comunicação demonstrar a “invasão” do mar as costas japonesas, como se o maremoto fosse causado pelas correntes marítimas ou “(b) o recorte territorial composto por ilhas” ou pela “fragilidade” do território insular japoneses diante do Oceano Pacífico. Provavelmente não observaram as setas que mostram o movimento das Placas Tectônicas.

Nós socializamos as alternativas escolhidas pelos alunos. No que se referem à escolha da alternativa “C” os alunos lembraram somente das reportagens apresentadas pela mídia. Nesse caso as intervenções devem ser voltadas para a análise do desenho e a legenda cartográfica. Na alternativa “B”, onde os alunos avaliaram a fragilidade do território, as orientações poderiam ser voltadas para a habilidade cognitiva, proporcionando uma socialização na análise territorial apresentada.

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