quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Módulo 03

Escola: EMEF Vila Thomazina
Professora: Silvia Miranda
Disciplina: Língua Portuguesa
Módulo: 03
Atividade: SARESP – Grupo I

Atividade para o 9º ano

Leia o texto e responda a questão.

DICAS VALIOSAS PARA USAR O MSN SEM PROBLEMAS

1. Conversar com desconhecidos é perigoso. Na internet, você encontra todo tipo de pessoa e pode esbarrar com alguém mal-intencionado.
2. Se não confiar na pessoa do outro lado do monitor, não dê informações pessoais sobre você, como seus horários, seu telefone ou endereço.
3. Mentir sobre a sua idade não é legal.
4. Se você tem 12 anos e diz ter 18 pode se envolver num papo inadequado para sua faixa etária.
5. Não envie fotos suas pelo MSN. Você nunca sabe onde sua imagem pode parar no labirinto infinito da internet.
6. Confie a seus pais se participar de uma conversa estranha. Você conquistará a confiança deles para usar o programa de mensagens na base da honestidade.
7. Não fique muito tempo no MSN. O uso exagerado do computador causa estresse mental e problemas musculares. Precisamos fazer exercícios e sair ao ar livre.

FONTE: RAMAL, Andrea. Dicas valiosas para usar o MSN sem problemas. O Globo, Rio de Janeiro, 22 nov. 2008. Globinho. p. 5.

O uso do pronome “você” nas dicas 1, 2 e 4 tem como finalidade indicar que o texto é destinado para:

a) crianças e jovens apenas, pois adultos não usam o MSN.
b) crianças e jovens que utilizam o MSN pela primeira vez.
c) pessoas adultas que nunca se comunicaram pelo MSN.
d) todos os usuários do MSN, sem diferença de faixa etária.

Parte 02
Processo de desenvolvimento da atividade
Módulo 03: SARESP – Grupo I

A atividade proposta leva o estudante a reconhecer o público destinatário do texto. Para que isso ocorra, algumas de suas habilidades são avaliadas como: reconhecimento de gênero e estrutura, identificação de tema e observação do uso do pronome “você”.

No total foram avaliados 110 alunos sendo que 90 deles assinalaram o descritor (D) como mostra a tabela abaixo:

Quantidade de respostas às alternativas




O distrator B foi a 2ª alternativa mais assinalada e os 16 estudantes justificaram a escolha porque acreditam que as dicas são mais valiosas para as pessoas que utilizarão o MSN pela primeira vez, independente da faixa etária.

O distrator C foi a 3ª alternativa mais assinalada e a justificativa dos 04 alunos é a de que os adultos que nunca utilizaram o MSN realmente necessitam dessas dicas.

O distrator A não foi assinalado pelos estudantes por conta de que é impossível afirmar que os adultos não usam o MSN.

Um comentário:

  1. Muito bem Sílvia! Excelente atividade. Sua análise está perfeita. Parabéns!
    Lido e comentado por: Letícia e Adriane

    ResponderExcluir