quarta-feira, 12 de outubro de 2011

E.M.E.F Vila Thomazina
Mariana Pilan - História/ Informática
Modulo 03 - Atividade 02 - Saresp

“O Grande chefe de Washington mandou dizer que deseja comprar a nossa terra (...) assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não precisa da nossa amizade. Vamos, porém pensar na sua oferta (...) sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver (...)”. (Apostila Positivo, História, Livro 02 – 8° série/ 9° ano).

Esta é uma carta escrita por um chefe indígena (E.U.A) aos brancos que queriam comprar suas terras, ela porém, expressa o sentimento comum para os indígenas brasileiros em relação aos europeus. Qual seriam esses sentimentos?

A)Vontade de se tornar igual, reconheciam a cultura européia como melhor e tentaram se adaptar ao que lhes foi apresentado.
B)Indiferença, pois o índio não se importava com a terra assim como o branco, então eles não se importavam onde iam morar.
C)Indignação, pois o índio da a devida importância a natureza tratando-a com respeito, retirando dela apenas o que necessita sabendo que o branco não se importaria em usar a violência para conseguir um território maior.
D)Ambição, pois os nativos pediam altos preços por suas terras.

Avaliação do resultado:

Cerca de 70% dos alunos escolheram a alternativa correta (C), o restante escolheu o distrator (A), acredito que por falta de atenção na leitura. As outras alternativas não foram mencionadas.

Descritor:Relacionar as informações contidas no texto com o conteúdo apresentado em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário