segunda-feira, 10 de outubro de 2011

atividade 3 - saresp - comentario


Nome: Gizélia
Escola: EMEF Vila Thomazina


Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.


Observação feita pela professora: Pretendemos avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas utilizando as relações métricas nos triângulos retângulos, em especial, o Teorema de Pitágoras.
De acordo com os dados apresentados, a distância percorrida por Ana foi maior que a percorrida por Hélio em:

(A) 200m (B)400m (C) 800m (D) 1400m


A resposta correta é a alternativa B.

Durante a realização da atividade com a 8ªsérie___, percebi que alguns alunos ainda estavam se sentindo meio perdido, apesar de saber o que fazer, não lembraram da fórmula do Teorema de Pitágoras. Aos poucos foram se localizando e acabaram resolvendo a atividade.
Ao corrigir a atividade percebi que dos 36 alunos que tem na sala, 25 dos alunos haviam colocado a resposta correta, que é a B. Apenas 8 alunos haviam colocado a alternativa D e 3 alunos haviam colocado a resposta A.
Mais da metade da turma havia colocado a resposta correta, mas minha maior dúvida foi por que dos demais alunos não terem conseguido chegar à resposta correta. Ao retornar para aquela sala, perguntei aos alunos que haviam errado o por que eles achavam que a distância percorrida seria aquela encontrada por eles. Alguns não souberam me responder e os demais disseram que haviam apenas chutado resposta, isso quer dizer que apenas copiaram as medidas da própria atividade.
Apesar de termos trabalho bastante sobre a importância do Teorema de Pitágoras em nossa vida, alguns haviam persistem em não se importar com alguns conceitos fundamentais para o desenvolvimento deles mesmo.

Um comentário:

  1. Gizélia,

    Bom dia!

    Analisando o descritor elaborado percebe-se que ele pertence ao Grupo III, pois o aluno para assinalar o distrator correto mobiliza esquemas operátorios e habilidades mais complexas do que as habilidades pertencentes ao Grupo I.
    Solicito que seja elaborado um novo descritor relacionado às habilidades do Grupo I conforme consta na comanda da pauta.

    Sem mais,

    Eduardo Alba

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