segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Atividade 3 - Módulo 3

Nome: Simone Ferreira de Carvalho Capovilla
Atividade 3
Descritor 1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas

Que habilidade pretendo avaliar?

As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor referem-se ao reconhecimento, pelo aluno, da localização e movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço, sob diferentes pontos de vista. No caso especifico desta atividade o foco maior e a localização no espaço representado por uma imagem.
Essas habilidades são avaliadas por meio de situações-problema nas quais é considerado o contexto real da vida cotidiana do aluno. Os itens abordam noções básicas de localização ou movimentação tendo como referência algum ponto inicial em representações gráficas, utilizando um único comando ou uma combinação de comandos (esquerda, direita, giro, aci¬ma, abaixo, ao lado, na frente, atrás, perto). É também avaliado o uso adequado da terminologia referente a posições. Pode-se solicitar ao aluno que identifique a posição de pessoas em uma figura, dada uma referência; ou que ele reconheça e relate um trajeto percorrido.

Simone fez a seguinte planta da sua sala de aula.












Das crianças que sentam perto da janela, a que senta mais longe da professora é:
(A) O Marcelo
(B) A Luiza
(C) O Rafael ( resposta correta)
(D) A Tânia


Em relação os distratores se o aluno marcar a alternativa:

(A) Marcelo, ele faz uso da leitura da comanda e utiliza a imagem como
suporte de posicionamento, ocorrendo assim o erro da resposta.
Pois pode estar confundindo na imagem a janela com a porta. O aluno ainda nesta questão faz inferências errôneas no posicionamento da porta.
O que não ocorre na alternativa (D).

(B) A Luiza, se o aluno marcar essa alternativa, ele fez uso da leitura cometendo falha no comando entre a palavra mais “perto”/longe. Que pode ser um indicador que não compreendeu o significado da palavra ou processa de maneira inversa a mesma.

(C) O aluno que marcar essa alternativa, acerta a questão, que pode ser um indicador da compreensão da proposta ou apenas um acerto ao caso.
(D) A Tânia Marcelo , ele faz uso da leitura da comanda e utiliza a imagem como suporte de posicionamento, ocorrendo assim o erro da resposta.
Pois pode estar confundindo na imagem a janela com a porta. Mas acerta na compreensão da palavra “Perto”.

Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

“Durante o trabalho em sala o professor deve partir do próprio espaço físico dos alunos. Atividades como passeios programados a pontos turísticos do bairro ou da ci¬dade, brincadeiras que permitam localizações e movimentações de objetos (bolas, ca¬deiras, cordas etc.) no próprio pátio da escola favorecem ao processo de habilidade que este descritor prevê. Em cada uma dessas atividades, é importante indicar posicionamento e referências. Em um momento posterior, processa-se a construção formal em sala de aula, ou seja, o aluno passa a representar as experiências observadas. Os professores podem orientar o trabalho com mapas da cidade, do bairro, croquis da escola ou da própria sala de aula, utilizando-se de material pedagógico apropriado. ” ( Retirado da apostila de referência Prova Brasil)

Um comentário:

  1. Simone,

    Bom dia!

    Parabéns pela atividade realizada. Excelente!

    Sem mais,

    Eduardo Alba

    ResponderExcluir